A prioridade no atendimento de autistas sempre foi uma bandeira a ser lutada por todas as pessoas no espectro. Quem nunca passou por constrangimentos de ouvir:
– Você não tem cara de autista.
– Você não tem cara de deficiente.
No dia 6 de novembro de 2019, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o PL 57/2019 (projeto de lei) que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com transtorno de espectro autista. De acordo com este projeto de lei será modifica a legislação para inclusão pessoas autistas no rol daqueles que tem direito a atendimento prioritário.
Até aqui não se vê mudança alguma, visto que a lei Berenice Viana diz exatamente a mesma coisa. Ou seja, na citada lei está escrito que para fins legais, autistas são considerados PCDs, ou seja, tem o mesmo direito que um cadeirante, por exemplo. Enfim a prioridade no atendimento de autistas já está na lei.
O projeto de lei 57/2019 avança em outros termos. Acima de tudo ele estabelece que o símbolo mundial do autismo seja incluído nas placas de atendimento prioritário. Certamente é um grande avanço. O autismo ainda não é representado graficamente nas placas do país. Isto leva a muita desinformação e preconceito do povo.
“O sinal da fita colorida tem uma função educativa para o público e dá segurança para o autista. O mérito é ainda maior se considerarmos que essa medida poupará constrangimentos indevidos a estas pessoas que, geralmente, já enfrentam barreiras nas interações sociais”.
Símbolo do Autismo
Com o símbolo do autismo exposto nas placas de prioridade, estará bem representado que as pessoas com a síndrome tem realmente a prioridade. Enfim sem precisar se explicar para ninguém.
Fonte: Prefeitura de Ilhéus
Este projeto de lei ainda tem que ser aprovado no plenário da câmara.
Atualização:
O projeto foi aprovado e agora o atendimento prioritário a autistas é lei!
Leia sobre os Sinais de Autismo em Crianças e em Adultos. Você sabe quais são?
Veja mais no nosso canal do YouTube!
Sem Comentários para "Prioridade No Atendimento de Autistas é Aprovado"