Nossa menininha cresceu! Completou 6 anos e está entrando no 1 ano do ensino fundamental!
Confesso que esse novo momento na vida da nossa pequena Raquel está sendo tratado com muito carinho por todos nós. Um momento em que temos procurado controlar nossa ansiedade para garantir que a nova fase escolar dela seja feita com tranquilidade e sem momentos de tensão.
Raquel estudou desde os dois aninhos em um centro de educação infantil. Sempre teve a mesma professora e por mais de 4 anos dividiu a sala com os mesmos amigos. A escolinha antiga era praticamente uma extensão da nossa casa. Ela conhecia todo mundo lá. Desde o Seu José que cuidava do jardim até a Jaque que fazia as comidas preferidas dela.
Sair de um ambiente pequeno em que todos se conhecem para mudar para uma escola maior em que ela só vai conhecer o irmão (também mudamos ele de escola, onde um vai o outro também vai) é algo que nos deixa um pouco apreensivos. Na escola antiga eram 8 alunos na turminha. Sei que na nova escola vão ser 20! Fico pensando em como ela vai reagir a tantas mudanças!
Outro dia ela me falou chorando que nenhum amigo da escola dela iria para a escola nova. Que ela tem medo de não conhecer ninguém. Conversei com a pequena e mostrei que seria a oportunidade dela conhecer muitos amigos novos! Que vai ter uma professora nova. Material escolar novo!
10 Dicas Para Escolher a Melhor Escola Para o Seu Filho
Ela concordou dizendo “É verdade, vou ter muitos amigos novos” e logo em seguida emendou a pergunta “Mas e se eu não gostar dessa escola, mãe?”
A verdade é que as crianças tendem a se adaptar super bem a mudanças. Mas é preciso que nós pais, repassemos para elas a tranquilidade e segurança que tamanha mudança requer.
Sair do ensino infantil para ir para o ensino fundamental é sinal de que nossos filhos cresceram. A primeira infância está chegando ao fim. Mas o fim de uma etapa não significa que essa criança vai mudar totalmente de uma hora para outra. Até então, a escola era para meus filhos um lugar mais destinado ao ato de brincar do que ser alfabetizado. Eles tinham 80% do tempo livres para brincar e serem basicamente crianças.
Agora vão começar a descobrir um mundo novo! Cheio de letras e números. E essas novas descobertas ainda precisam ser realizadas de forma lúdica e sem muita rigidez. A criança ainda é criança e seu maior dever ainda é brincar!
A escola que Raquel vai estudar faz uma transição bem tranquila neste primeiro ano. A criança já tem mais matérias mas ainda tem um bom tempo para brincar e se divertir, não somente no horário do recreio. Saber respeitar este tempo de adaptação das crianças vai fazer uma grande diferença para que ela se adapte bem a essa nova fase da vida.
Nosso papel como pais neste processo é de suma importância. Vamos precisar estar preparados para a nova rotina. Agora provavelmente vão ter deveres de casa, mais assuntos para dividir conosco, vão querer brincar mais em casa, visto que na escola vão fazer isso um pouco menos.
O mais importante é que a gente realmente mantenha nossa serenidade. Que os apoie. Que diga que tudo vai dar certo. E ficar atentos para ver se eles realmente vão se sentir bem e seguros no novo local que praticamente deve ser uma segunda casa para os pequenos.
Foto – Paula Soares Fotografia
Sem Comentários para "Novidades e Emoções da Entrada de Um Filho na Primeira Série!"