Eu amava amamentar. Mas não pense que foi algo muito fácil para mim. Tive as famosas e doloridas fissuras nos seios, que alguns chamam de “figos”.
Eu já contei em posts anteriores que o nosso começo de amamentação com a Raquel foi bem difícil. Tudo isso porque eu não sabia como retirar a boca da bebê do meu seio. Acabei retirando de qualquer jeito no começo (e olha que eu estudei bastante sobre o assunto) e isso acabou machucando muito os bicos do meu seio.
Lembro que no começo foi um machucadinho bem pequeno, como se fosse uma rachadura. Doía um pouco, mas nada que eu desse muita importância. Do nada aquele machucadinho foi se tornando maior e mais vermelho. Quando percebi estava com o mesmo no outro seio. E de uma mamada para outra o lance começou a doer demais.
E comecei a sentir essa dor super mega forte em poucos dias de amamentação. Era a bebê pegar no peito para mamar e eu sentir vontade de tirar a boca dela do meu seio o mais rápido possível. Mas como meu desejo de amamentar era muito grande, resisti firme a dor e fui buscar ajuda de especialistas em amamentação para entender o que estava acontecendo com os bicos dos meus seios.
Por que as fissuras nos peitos aparecem?
Essa foi a primeira pergunta que fiz para a enfermeira de amamentação que foi nos orientar. Ela me explicou o seguinte:
PEGA ERRADA
É a principal causa de fissuras no peito e a maior responsável pelo desmame precoce. Diferente do que muita gente pensa, o bebê não chega já sabendo como mamar. É preciso que a gente ensine ele a pegar o peito de forma correta. No meu caso a pega da bebê estava certa. Mas eu continuava sentindo dores horríveis e meus seios estavam cada dia piores.
RETIRANDO A BOCA DA CRIANÇA DA FORMA CERTA
Como eu disse, no meu caso as fissuras nos meus seios começaram pelo fato de eu tirar de maneira errada a boca da criança. O correto é você usar o dedo mínimo encaixado no cantinho da boca do bebê e assim ele soltar a mama sem puxar o bico do seio.
MAMAS ENGRUTINHADAS OU PEITOS CHEIOS DEMAIS
Tai algo que eu não sabia que poderia causar aumento das fissuras dos seios. Algumas vezes meu peito empedrava de tão cheio que ficava e na hora em que a bebê ia abocanhar a auréola, acabava machucando mais ainda o bico do seio.
MASTITE
A mastite também pode causar dores terríveis no peito da mulher e na hora em que o bebê mama acaba ferindo mais ainda o peito que já está machucado. A dor da mastite geralmente continua independente do bebê estar mamando. Eu recordo que não conseguia nem colocar o sutiã e já sentia meu peito todo dolorido por conta da mastite.
ABSORVENTES DE SEIO
Estes foram os responsáveis pela mastite nos meus seios. O que acontecia, eu amamentava e colocava os absorventes para evitar que o leite vazasse. Mas como eu deixava um certo tempo eles no peito, os absorventes ficavam úmidos e acabaram criando uma infecção na região.
BICOS DE SILICONE
Nunca usei os bicos de silicone mas já ouvi muitas mulheres relatando que usaram e eles acabaram machucando o seio. Ressalto que os bicos de silicone devem ser utilizados apenas quando você tem orientação médica para isso.
PALPITES
Ok, palpite não causa o machucado no peito mas pode interferir na recuperação da mulher. Lembro que muitas pessoas ao meu redor diziam “comigo aconteceu isso e eu não consegui amamentar”. Pois bem, só leve em consideração opiniões de pessoas que entendam do assunto e estejam dispostas a lhe ajudar de verdade na amamentação.
Veja como você pode melhorar as fissuras do peito
Depois que recebi apoio de profissionais especializados e o carinho do meu marido e pessoas queridas, fiquei mais calma e fui melhorando. Tivemos uma amamentação feliz que chegou quase aos 2 anos de idade da nossa pequena.
Sem Comentários para "Fissuras nos Seios Durante a Amamentação - Não se Desespere!"