Começar a escola em uma idade mais avançada pode ser melhor para as crianças, sugere estudo

Onde você mora pode ditar a idade em que seu filho é elegível para entrar no jardim de infância. Há diferentes faixas etárias que variam de acordo com o estado ou país, e as crianças entram no sistema de ensino fundamental em qualquer lugar entre as idades de 4 e 5 anos, tipicamente. Porém em alguns países, os pais estão adotando a prática de adiar a matrícula de uma criança no jardim de infância, apesar de sua elegibilidade de idade. É uma prática comum que parece ser benéfica para as crianças a longo prazo. O nome desta técnica é Redshirting.

Um recente estudo australiano publicado no periódico acadêmico Early Childhood Research Quarterly descobriu que as crianças que eram mais velhas quando iniciavam a escola tinham maior probabilidade de estarem prontas para a escola e mais bem-sucedidas. Redshirting não é uma tendência nova, de fato, muitos livros foram escritos sobre esse tópico exato, como Outlier de Malcolm Gladwell, que postula que as crianças que são mais velhas na escola terão uma vantagem tanto acadêmica quanto fisicamente. Muitos pais optam por atrasar a matrícula de seus filhos na escola, apesar de terem idade, porque algumas vezes sentem que precisam de mais tempo para amadurecer, alguns podem ter um aniversário atrasado, o que os pais acham que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. não estão prontos.

Pesquisadores do estudo australiano descobriram que 1 em cada 4 famílias em New South Wales optou por atrasar o envio de seus filhos para a escola, apesar de ser elegível para a idade, mas explicou que a decisão foi muitas vezes impactada por fatores socioeconômicos.

 

“Meninos, crianças mais jovens e crianças de famílias e bairros relativamente favorecidos – particularmente em Sydney – tinham maior probabilidade de atrasar”, explicou a diretora de estudo, Kathleen Falster, da UNSW e da Universidade Nacional da Austrália. Ela passou a afirmar por que isso pode e porque não pode ser uma opção para todas as famílias.

“Isso pode acontecer porque os pais e professores acreditam que os meninos e as crianças mais novas estão menos preparados para a escola – mas adiar a entrada na escola pode ter um custo adicional para as famílias, especialmente se a alternativa for um cuidado caro”.

O estudo mostrou que havia uma clara vantagem para as crianças que começavam a escola quando eram mais velhas.

“Quando comparamos seus dados de desenvolvimento, houve uma tendência clara: os resultados melhoraram a cada mês adicional de idade”, revelou o líder do estudo, Mark Hanly. “Mês a mês, essas diferenças são muito pequenas, não há uma grande lacuna entre as crianças nascidas em agosto e as crianças nascidas em setembro, por exemplo. No entanto, acumulado ao longo de um ano, essas diferenças se somam e, sem surpresa, há uma lacuna de desenvolvimento bastante grande entre crianças de quatro anos e meio e crianças de seis anos. ”

“O que os dados realmente nos mostram é que, em média, as crianças que iniciam a escola no ano em que completam seis anos têm mais probabilidade de desenvolver as habilidades e competências necessárias para prosperar em um ambiente formal de aprendizado, comparadas com seus pares mais jovens que iniciam a escola. no ano em que completam cinco anos ”, acrescentou o Dr. Hanly.

O estudo não faz nenhuma recomendação formal para aumentar a idade de matrícula para crianças em idade pré-escolar, reconhecendo que, para muitas famílias, isso poderia adicionar uma pressão extra de obrigações financeiras que vêm com outro ano de cuidados infantis. No entanto, se você está pensando em proteger seu próprio filho, existem definitivamente os profissionais listados neste estudo e os contras do processo.

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