Bebês pequenos, de até 1 ano de idade não podem ingerir mel nunca!
Mas logo o mel que é tão bom para a saúde? O mel não é bom contra resfriados? Não é recomendado para adoçar o chazinhos? Excelente para quem tem bronquite?
Sim, ele é ótimo para o tratamento de muitas coisas e prevenção de outras várias. Mas não deve ser ingerido por bebês menores de 1 ano!
Eu sempre achei que não deveria dar mel para os meus bebês por conta do açúcar. No entanto, quando fui estudar o assunto descobri que o mel é muito mais perigoso do que eu imaginava para os bebês.
O mel realmente é muito usado mas não deve ser utilizado para bebês com menos de 1 ano de idade. O alerta é da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O grande problema é que o mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum que pode provocar o botulismo intestinal. O botulismo infantil é uma intoxicação alimentar que se manifesta no bebê, como uma gripe. Depois a doença evolui para a paralisia dos nervos e músculos da face e da cabeça, indo ainda para os braços, pernas e até mesmo músculos respiratórios.
Como o sistema imunológico do bebê ainda não está bem formado, ele não vai conseguir combater a bactéria caso venha a ingeri-lá.
O botulismo infantil é detectado através de exames de sangue e de cultura de fezes positiva.
Provavelmente você vai ouvir uma avó ou uma tia dizer que isso tudo é bobagem, que nunca aconteceu com ninguém e tal. Mas realmente, não vale a pena correr o risco! O mais indicado é que a criança só ingira mel depois dos 2 anos de idade. Mas caso você opte em oferecer para seu bebê maior de 1 ano, faça isso com muita moderação!
Leia também Como cuidar do Umbigo do Bebê
Sem Comentários para "Utilidade Materna - Bebês Não Podem Comer Mel"