Este texto é sobre uma geração de crianças que ignora o ato de brincar. É também sobre uma geração de pais que ignoram a importância de estimular seus filhos a brincarem.
Não é raro escutar adultos falando “as crianças de hoje não sabem mais brincar” ou “essas crianças só querem saber de vídeo game ou internet”.
A tecnologia é um fato do qual não vamos conseguir fugir. Ela dominou nossas vidas e não vai deixar de existir.
Então nossas crianças estão fadadas a brincarem cada vez menos ao ar livre com brincadeiras de antigamente?
Infelizmente de certa forma sim! Esse cenário só vai mudar quando nós, os adultos que somos responsáveis pelas vidas de nossos filhos, mudarmos nossa postura com relação a este assunto.
A era digital não atingiu apenas as crianças. Ela fisgou principalmente os pais delas. E aqui falo de mim, de você e de toda a nossa geração. Somos os adultos que tem nos celulares um brinquedinho novo e mal explorado. Somos os adultos que temos o mundo em nossas mãos e muitas vezes não sabemos dosar o uso dele.
E essa postura nos rouba diariamente do ato de ensinar nossos filhos a brincarem. Algumas pessoas vão dizer “mas antigamente os pais não brincavam com os filhos” ou “criança precisa brincar com criança”.
As duas frases acima não estão erradas. Mas cabe aos pais levar a criança para brincar no parquinho para que ela possa conhecer outras crianças. Cabe aos pais passear no parque para que essa criança consiga apreciar a natureza e se sentir livre em um espaço fora do condomínio ou do apartamento.
As crianças gostam sim de aparelhos celulares com jogos. Mas se elas tiverem contato com jogos de tabuleiro vão se divertir de uma forma muito mais interativa. Se elas tiverem um tempo sem tela alguma, vão explorar os brinquedos da caixa ou as panelas da cozinha da mãe.
Se você fizer a experiência de brincar de esconde esconde com uma criança vai perceber o quanto ela é incansável em querer repetir a brincadeira.
Crianças não ignoram os brinquedos de uma hora para outra. Elas jogam sua atenção para as coisas que parecem interessantes para elas. Se não estão acostumadas a jogos reais em que mais pessoas estão envolvidas, provavelmente não estão sendo estimuladas o suficiente.
Experimente ficar menos tempo com seu celular e dedicar um tempo a mais para brincar com seus filhos. Você irá perceber que mudanças gigantes irão acontecer. Claro que isso tomara um tempo que antes era só seu, pois eles vão querer dividir suas alegrias com você… mas certamente você irá perceber que quando seu filho brinca está também fazendo de você um adulto melhor.
Ah, e não é proibido jogar vídeo game, liberar um ou outro vídeo no computador. O que não é saudável é deixar que o mundo de opções do seu filho se restrinja apenas a isso. Não é saudável ter as telas como “educadores” das crianças enquanto os pais se distraem no mesmo ambiente com seus celulares.
Famílias precisam dedicar mais tempo uns aos outros e menos às telas.
Brincar faz bem para todos!
Foto Paula Soares no Espaço de brincar Obaloia
Brinque Com Seus Filhos Enquanto Eles Querem Brincar Com você
Sem Comentários para "Pais Precisam Brincar Mais Com Suas Crianças e Menos com Seus Celulares!"