Eu começo este texto motivada pelo depoimento de uma mãe que me escreveu o seguinte:
“Vivo ouvindo que eu não tenho o direito de me divertir ou de sair sozinha com o meu marido. Que agora que sou mãe, devo levar meus filhos para todos os lado e não reclamar de nada da minha vida”.
Vamos deixar claro algumas coisas aqui. Mulheres se tornam mães. Mulheres não deixam de existir. Não é pelo fato de você ter se tornado mãe que você vai deixar de ser quem você é.
Claro que abdicamos de algumas coisas. Se não contamos com uma rede de apoio que nos auxilie com nossos filhos, vamos abdicar bastante aliás. Mas não deixamos de ter vontade de fazer as coisas. E quando uma mãe fala sobre o que sente, deve ser ouvida e não criticada de imediato.
Nossa rede de apoio é bem pequena. Por essa razão saímos muito pouco em casal. E sim, nós queríamos poder fazer isso com muito mais frequência. A gente sabe o quanto é importante para o bem da relação do marido e da esposa, ter momentos a sós. Ter cumplicidade. Desejar sair para jantar com o pai do seu filho não faz de você uma mãe relapsa ou menos responsável. Faz de você uma mulher mais equilibrada e conectada com o parceiro.
Quando a mãe e o pai estão se sentindo melhor, acabam exercendo uma maternidade ou paternidade mais eficaz e feliz.
Não é feio sentir necessidade de um tempo para si mesma! Não é feio querer ter um tempo com o companheiro ou amigas.
É extremamente saudável ter uma vida social que vá além dos filhos.
Maternidade não é uma carga negativa e sim algo que vem nos fazer crescer e acrescentar na nossas vidas. Acho cruel alguém dizer para uma mãe que ela não tem o direito de se divertir ou sair sozinha pelo fato de ter virado mãe. Parece que a pessoa que afirma essas coisas enxerga a vida de mãe como um fardo ou um castigo. Quando uma mãe diz que quer sair ela não está dizendo que quer abandonar os filhos ou que se arrepende de ter tido as crianças. Eu realmente fico curiosa para saber se essas pessoas que criticam tanto as mães, são mães e se são, se elas nunca saíram sozinhas na vida. Será que nunca tiveram uma rede de apoio?
Adotamos a seguinte política aqui em casa: Se não podemos sair os dois juntos, podemos sair separados para ver um amigo ou um filme. Ter um tempinho para pensar em outras coisas que não sejam apenas os filhos. (claro que a gente acaba pensando e falando neles quando sai).
Para as mães que ouvem essas frases nem um pouco amistosas, posso garantir que não é crime querer se divertir, cuidar de si mesma ou dividir suas angústias e vida com outras pessoas que não sejam apenas os filhos.
Tenha em mente que seu filho se mira no seu exemplo. Se ele percebe que você está feliz, ele também estará.
Frases Sobre Maternidade – Para Você Responder Para As Palpiteiras de Plantão
1 Comentário para "Mãe Precisa se Divertir e Cuidar de Si Para Criar Filhos Mais Felizes"
Elizabete 22/02/2020 (18:25)
Todas nós temos esse direito e esse dever para conosco! E sim, somos criticadas por muitos quando cuidamos de nós mesmas, o que é muito triste.
Quando cuidamos de nós mesmas, nossa saúde física, emocional, social, intelectual…nos tornamos mães ainda melhores! A mãe que nossos filhos merecem!