Eles entram no ensino fundamental e parece que tudo muda num instante. São muitas as mudanças, entre elas, aprender a lidar com um sistema de notas.
A maior parte das escolas ainda não dá notas de 0 a 10 para crianças que estão no primeiro ano. Muitas avaliam com as tradicionais três estrelinhas.
Outro dia Raquel começou a conversar na hora de dormir. Estava me contando sobre a escola e em poucos minutos estava aos prantos.
Eu tentei acalmar a pequena, perguntando sobre o que havia acontecido para ela estar tão triste.
“Eu nunca vou aprender nada nessa vida” foi a resposta dada por ela, em meio a muitas lágrimas.
Eu quis saber o motivo dela estar se sentindo tão mal e perguntei se havia acontecido algo na escola. Ela então me explicou que não havia conseguido fazer uma atividade e que por isso só ganhou uma estrelinha na escola.
Sabem como fica coração de mãe nessa hora né? A gente fica se sentindo triste junto com o filho. Seja por conta de uma estrelinha ou por qualquer outro motivo que os deixa tristes. No fundo a gente queria evitar que eles sofressem.
Mas mãe também sabe que frustrações e tristezas fazem parte do aprendizado e crescimento dos pequenos como pessoas. Não dá para poupar eles das tristezas do mundo. Não dá para passar por algo que só cabe a eles enfrentarem.
Continuei a conversa com Raquel perguntando como era a atividade que fez ela tirar apenas uma estrelinha. E ela me contou que era no BINGO DAS PALAVRAS. Como ela ainda não sabe ler, ela não conseguiu preencher nenhuma palavra.
Expliquei para a pequena que as estrelinhas não eram o mais importante. Que ela está no começo da leitura. Contei que eu só comecei a aprender a ler com 7 anos e ela ainda tem 6.
Ela continuou dizendo que todos tinham conseguido, menos ela.
Nessa hora, eu abracei ela mais forte e disse “Tenho certeza que logo você vai conseguir” e me comprometi que eu e ela íamos treinar o bingo em casa.
Raquel é uma menina muito inteligente e esperta e sensível também. Está aprendendo tudo, inclusive a lidar com as frustrações. Começa a entender que para algumas coisas ela é bem rápida mas que para outras precisa se esforçar um pouco mais.
E sim, a leitura é um processo que pode demorar. É algo que talvez precise ser abordado de outra maneira com ela. Talvez a memória dela seja imediata ou fixe melhor as coisas através das figuras.
Um processo que ela vai entender no decorrer dele e que provavelmente vá fazer ela sentir muito mais satisfação quando começar a tirar mais de uma estrelinha.
É um momento muito valioso para nós como pais: momento de reflexão e de perceber como podemos ajudar a nossa pequena a se conhecer melhor e enfrentar suas dificuldades de frente.
Nem tudo na vida são três estrelinhas mas com certeza tudo vira aprendizado.
Sem Comentários para "Meu Filho e a Frustração de Não Ganhar Três Estrelinhas"