Dias atrás recebi um desabafo de uma seguidora me dizendo que detestava a romantização da maternidade.
Ela me dizia o seguinte:
É horrível ser mãe. Tem nada de bom desse amor que vocês falam. Puta de hipocrisia da merda. Fala a verdade não dormir, não comer, ficar passando mal de cansaço. Não poder cuidar de você andar como um lixo. Sentir dores. Perder a paciência com menino chorão. Ficar sem sair de casa. Não poder curtir uma tarde de sol. Um por do sol um momento da vida. Nem cagar em paz podemos. É horrível ser mãe não suporto essa romantização que mãe é lindo o paraíso.
Para ela a romantização da maternidade é algo enganoso.
Pensando nas palavras desta mãe, comecei a refletir sobre as coisas que eu também não gosto na maternidade. Ser mãe é a melhor coisa do mundo e também a mais difícil! E justamente por não ser fácil, vem um monte de coisinhas no pacote da maternidade que muitas de nós setem vontade de descartar.
E por favor entenda, AMO meus filhos mas não curto todas as atribuições que ser mãe impõem a uma mulher. Eu não curto por exemplo ter que acordar todas as noites, não dormir uma noite de sono com mais de 4 horas seguidas (hoje, antes eram de 2 em 2 horas), ver meus filhos doentes ou ficar o tempo todo pedindo para eles não brigarem.
Fiz uma pesquisa com as leitoras da fanpage e do IG do Mágicas de Mãe sobre o que elas não curtem na vida de mãe. A ideia era abrir espaço para que as mulheres falassem sobre o que sentem sem receber julgamentos pelas suas opiniões. Simplesmente falar! Contar o que realmente sentiam.
O resultado da pesquisa apontou o que as mulheres mais odeiam na vida materna. Veja se você também odeia alguma destas coisas:
11 – Não ter um tempo para si mesma – A gente cuida tanto dos filhos que acaba esquecendo de olhar para nós mesmos. Muitas vezes nem é questão de esquecimento e sim falta de tempo para poder respirar, pensar e se cuidar.
A minha ta cm 14 meses…..fase de teimosia, da vontade própria…….cuido dela sozinha, as vzs so queria um tempo sozinha, ela acorda as 07:00, dorme das 11:00 as 12:00, e depois só as 22:00……de domingo a domingo, tds os dias a mesma rotina exaustiva, sem ninguém p conversar…….
10 – Dar comida para as crianças – tai algo bem estressante mesmo. Por aqui meu segundo filho não come nada… é uma dificuldade tremenda para fazer ele comer direito. Muitas vezes me senti mega frustrada por ele não se alimentar tão bem. Depois que conheci o Dr. Carlos González minha visão sobre o assunto mudou.
Não gosto de dar comida, minha filha leva 1:30 em cada refeição.Isso eh bem estressante.Todo dia aquela expectativa se vai comer ou não.
9 – Birras – aqui eu respiro fundo, abraço, e converso olhando nos olhos nos momentos críticos de birras. Esse foi um dos momentos que muitas mulheres falaram que não curtem nem um pouco.
O mas chato é a crise de choro ou birra que meu filho da só comigo sai com avó ou com o pai se comporta ou quando fica em casa com eles ele se comporta agora quando tá só comigo se transforma principalmente na rua aí tenho que ficar respirando fundo pra não gritar com ele e as pessoas ficarem me julgando.
Pra mim o mais chato é o choro..Não chorinho normal, choro chato atoa e toda hora.. por tudo chora.. meus gêmeos quando choram tanto assim, acaba o dia e eu to super cansada, quando elea choram menos fico trq.. o choro junto com grito suga minhas energias..
Minha filha mais velha quase não chorava assim..
Meu Deus, brigam por tudo… se estapeiam, gritam, choram e depois se abraçam… mil vezes no dia isso…
6 – Ver um filho doente – algo que com certeza nenhum mãe gosta na maternidade. É o momento em que a gente se sente mais impotente, sem poder fazer nada. Ficamos apenas cuidando e pedindo para que eles melhorem o mais rápido possível.
Já vai fazer uma semana que não durmo .. meu bebê está tendo febre a noite , e eu sentada olhando pra ele enquanto ele cochila e de hora em hora acorda aos berros,
Saudades de dormir uma noite … E eh MT ruim ver eles doentinho
5 – Solidão – Mulheres que viraram mães sentem solidão materna! Não é um vazio com relação ao filho querido. É um vazio de amigos, familiares, afeto… ter com quem conversar e trocar ideias sem medo de ser julgada ou condenada por suas opiniões.
A solidão… muitas vezes olharem pra vc e dizer “o q vc fica fazendo em ksa o dia td”, como se td fosse só responsabilidade minha, só porq nao trabalho fora por não arrumar um emprego ainda , ai joga td na cara. É cansativo ser mãe por diversas coisas mas a falta de compreensão e uma das mais difíceis
4 – A responsabilidade maior sobre os ombros da mãe – muitas vezes os casais nem notam que a responsabilidade sobre os filhos acaba pesando mais para o lado da mãe. Como se a mãe tivesse feito 80% do filho e o pais só 20% restante. Pai e mãe tem o mesmo grau de responsabilidade e obrigação sobre os filhos. As tarefas que envolvem os cuidados com um filho precisam sim, ser divididas igualmente.
O marido que na maioria das vezes acha que só porque ele trabalha fora so ele tem direito de ficar cansado.
Que eu como mãe fico em casa cuidando do BB de 7 meses
Que na cabeça dele deve pensar que ele dorme o dia todo.Só pode
3 – Culpas é o que não falta na vida de uma mãe. E a gente se culpa por tudo. E somos culpadas pelos outros. Julgadas e condenadas por pessoas que não convivem com a nossa realidade. Pior sentimento materno é com certeza a culpa!
A culpa. Não existe julgamento pior do que o nosso próprio. Não consigo fazer algo só para mim ou ficar sem fazer nada e não sentir culpa.Não gosto de dar comida, minha filha leva 1:30 em cada refeição.Isso eh bem estressante.Todo dia aquela expectativa se vai comer ou nao
2 – Cansaço extremo – A maioria de nós mães, cansamos não por ter que cuidar dos nossos filhos, mas por ter que dar conta do filho e de um milhão de coisas mais. Lavar, passar, cozinhar, levar ao médico, para a escola, se preocupar se a mochila está ok, ajudar nas lições. A rotina de uma mãe é interminável. E poderia ser muito mais leve se as mães contassem com a participação efetiva dos pais dos seus filhos ou de uma rede de apoio.
Cansaço o dia todo,choro gritos brinquedos no chão,correndo o dia todo arrumando casa,dando comida pra sua filha e se lambuzar a vc tem que dar banho de novo,aí chega seu marido e fala nossa você cansada do QUE NÃO FAZ NADA NÃO TRABALHA IGUAL EU 😠😠😠😠
1 – Ficar sem dormir – A mais odiada entre a maioria! A cada 10 mães, 9 odeiam o fato de não terem uma noite de sono decente.
ODEIO ficar sem dormir, mas o pior de tudo é no outro dia ficar morrendo pelos cantos (da casa, do serviço, faculdade) e parecer que tô reclamando de barriga cheia
Como Uma Mãe Consegue Ter Saúde Sem Dormir – Veja o que Diz o Dr. Drauzio Varella
Sem Comentários para "O Lado B da Maternidade - o que as Mães mais Odeiam na Vida Materna"