Pesquisa mostra que a partilha da jantar com a família melhora o comportamento do adolescente, aumenta o vocabulário da criança e ensina as crianças a terem uma alimentação mais saudável.
Por Anne K. Fishel, Ph.D.
Ao longo dos últimos 20 anos, dezenas de estudos confirmaram o que os pais sabem intuitivamente por um longo tempo: sentar-se para um jantar de noite é bom para o espírito, o cérebro e o corpo. A pesquisa mostra que as refeições partilhadas estão ligados a muitos comportamentos adolescentes que os pais rezam por: taxas reduzidas de abuso de substâncias, distúrbios alimentares e depressão; e maiores médias de notas e auto-estima. Para crianças pequenas, conversa na mesa é um impulsionador do vocabulário maior do que a leitura em voz alta para eles. A cereja no topo do bolo é que as crianças que participam de jantares regulares em família crescem para ser jovens adultos que têm uma alimentação mais saudável e têm menores taxas de obesidade.
Como uma mãe que trabalha, que aprendeu por tentativa e erro com os meus dois filhos e marido, e como terapeuta de família, que pede a cada família para descrever sobre seus jantares, isto é o que mais eu aprendi:
- Não precisa ser diariamente.
Você não precisa ter o jantar todas as noites para colher os benefícios. Poderia ser um pequeno almoço, brunch, um lanche à noite ou uma combinação destes. E não há nenhum número mágico. O ponto é fazer um compromisso para uma refeição em família, onde todos se senta, para dividir a comida, se divertir e falar sobre as coisas que importam.
- Brinque com a sua comida.
Com tanto do nosso jogo agora realizadas on-line, adultos e crianças perderam a oportunidade de brincar com objetos reais que podem ser tocados, cheirados e transformadas. Então, joguem juntos. Cozinhar é uma atividade que envolve os nossos sentidos e as nossas mãos, e é algo que ainda podemos fazer juntos. Você pode definir a salada acessórios e deixar que todos escolham os legumes para criar rostos, árvores e carros. Jogar com gosto por escorregar em um novo sabor ou especiarias e pedindo a todos para adivinhar os ingredientes.
- Experimente novas atividades e compartilhe talentos.
O jantar pode ser um ótimo lugar para experimentar novos comportamentos. Um jantar de família é como uma peça de teatro de improvisação. A família mostra-se noite após noite, e como grupo, eles podem experimentar novas formas de interagir com o outro. Ou, o comportamento de um membro pode desencadear uma cascata de outros. Por exemplo, uma família pode concordar em abster-se de fazer quaisquer comentários negativos na mesa e ver o que acontece. Ou, um adolescente pode ser convidado a fazer um jantar em família ou para criar uma trilha musical para a refeição.
- Compartilhe sua história familiar.
A mesa de jantar é o melhor lugar para contar histórias, e as crianças que conhecem suas histórias de família são mais resistentes e se sentirão melhor sobre si mesmos. Mais inspiradoras são histórias sobre o “limão da limonada”, histórias sobre a adversidade, onde uma lição é aprendida, ou eventos negativos que se transformam em algo bom. Histórias que nos ajudem a dar sentido ao mundo, e que ajudem as crianças a se conectar a algo maior que eles mesmos. Conte histórias sobre si e aos outros membros da família quando eles eram a mesma idade de seus filhos. Conte histórias sobre romance, primeiro emprego, imigração, como os nomes foram escolhidos, um animal de estimação na infância, uma receita favorita ou desastre cozinha.
- Fique ligado.
Conversar na mesa é uma das experiências de linguagem mais ricas que você pode fornecer para seus filhos. Quando nós sentamos e conversamos por alguns minutos, oferecendo muitos comentários e explicações sobre um tópico? Tente fazer perguntas que vão além de: “Como foi seu dia?”. Por exemplo, ao invés de pedir a todos para contar uma rosa (algo positivo) e um espinho (algo negativo) sobre o dia, bem como um botão (o que você deseja que acontecerá amanhã).
- É bom para você também.
Rituais como o jantar, que pontuam um mundo que, muitas vezes se sente frenético e fora de controle, são bons para os adultos também. Sabendo que uma parte do seu dia vai se desdobrar em basicamente da mesma forma, dia após dia, é reconfortante.
Então, eu estou tocando o sino do jantar e convidando você e sua família para vir para a mesa. Jantar é mais do que uma simples alimentação. Alimentos vão trazer a família para a mesa, mas é a conversa e histórias que nos mantém lá. Em uma hora, você pode criar conforto, divertimento, jogo e significativa conversa em uma refeição de cada vez.
Via: http://www.parenting.com/family-time/activities/7-reasons-to-eat-family-dinner-together
Sem Comentários para "7 Razões para Jantar em Família Juntos"