O coronavírus está modificando o mundo todo. Milhares de pessoas estão sendo obrigadas a fazer o isolamento social para garantir que o vírus não se alastre mais ainda pelo mundo. As pessoas estão ficando em casa com suas famílias em tempo integral. E esse novo momento faz com que muitos tenham a oportunidade de reconhecer o trabalho das mães que ficam em casa em tempo integral.
Geralmente ouvimos algumas pessoas dizendo para uma dona de casa “Nossa, mas você fica em casa o dia todo sem fazer nada. Você não trabalha?”
Eu que trabalho fora, asseguro com toda certeza do mundo, que o trabalho de casa é muito mais exaustivo do que o meu trabalho fora.
Quem fica em casa tem uma rotina que se repete todos os dias. São tarefas de casa que não acabam. A mulher arruma as camas, faz comida, lava louças muitas vezes no mesmo dia precisa repetir tudo novamente.
Quem fica em casa se dedicando ao bem estar da casa e dos que nele vivem, tem como prioridade garantir a felicidade e a saúde dos filhos e do companheiro. Ela faz todo o trabalho diário pensando mais nos outros do que nela mesma.
E cuidar dos filhos exige muito tempo e paciência. Crianças precisam da sua atenção e dedicação, afinal você está criando seres humanos.
Então conciliar os filhos e os afazeres domésticos exige que essa mulher tenha planejamento, organização, bons rendimentos e um trabalho de qualidade.
O problema maior é que muitas vezes esse esforço não é reconhecido. É como se a mulher que estivesse em casa ficasse lá sem fazer nada.
Nestes dias de isolamento social, muitas mulheres que trabalham fora tem escrito para mim e dito “Não sei como a minha mãe aguentava cuidar de tudo o tempo todo”, ou “Tiro meu chapéu para as mães que conseguem cuidar com tanto carinho da casa e dos filhos”. Muitos homens tem percebido que não é só sentar à mesa e comer. Que existe alguém que está dedicando horas do seu dia para alimentar toda a família. Muitos casais estão fazendo tudo em conjunto e percebendo que em uma casa todos precisam colaborar.
Estar em casa em isolamento por conta de uma pandemia não era o que a gente queria. Mas essa experiência tem trazido reflexões positivas sobre a importância de cada um dentro da família e de como devemos valorizar aqueles com quem vivemos!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…