1. Faça uma Horta
As crianças estão muito mais dispostas a comer os produtos que ajudaram a cultivar. Algumas opções fáceis de plantar são alface, tomate cereja, ervilha e abobrinha. Meus filhos adoram plantar folhas de hortelã e ficam muito felizes quando fazem o chá com as suas folhinhas colhidas por eles mesmos. Mesmo quem mora em apartamento pode criar uma horta com os filhos. Você pode fazer a plantação em vasos de produtos adequados para esses recipientes.
2. Brinque com sua comida
Existem muitas maneiras de tornar os vegetais visualmente atraentes e divertidos para as crianças. Faça espetinhos com vegetais coloridos para que seu filho sinta interesse pelos alimentos. Deixe a criança escolher a sequência das cores que ela quer colocar no palito e demonstre entusiasmo no momento do preparo.
3. Esconda os vegetais
Colocar vegetais nas refeições favoritas de seus filhos é uma maneira infalível de aumentar sua ingestão, e eles nunca saberão! Aqui em casa Samuel adora sopa de quirera, mas não gosta de ver a batata, o tomate, a cenoura, a cebola. Então costumamos fazer um caldo de legumes e utilizamos ele no preparo da sopa. E acreditem, ele come vários pratos cheios de sopa.
4. Misture-os
Misture um ou outro alimento junto com o que seu filho aceita comer. Aqui você coloca uma quantidade bem pequena de algo que ele não está acostumado e mistura com o que ele gosta.
Não Force a Criança a Comer o Que Ela Não Gosta!
5. Asse-os
Eu tentei todos os métodos de cozinhar vegetais, de refogar a vapor, e percebi que eles adoraram experimentar opções assadas. Experimente assar couve flor, brócolis e batatas com azeite de oliva, sal e em alguns casos alecrim. Deixe os alimentos bem fininhos e você vai perceber que eles ficam com uma aparência crocante e bem saborosos.
7. Mantenha as porções adequadas à idade
Saiba quanto seu filho deve comer quando se trata de vegetais. Não adianta você socar um monte de vegetais na criança. Vá introduzindo com calma e o adequado para a criança. Converse com o pediatra para saber o que ele mais indica para o seu filho neste momento da vida dele.
8. Use mensagens subliminares
A mídia infantil pode realmente ajudar a reforçar sua mensagem pró-vegetariana. Use os personagens favoritos do seu filho para serem seus aliados na hora das refeições. Geralmente existem episódios ensinando as crianças a comerem coisas saudáveis. Ter os bonecos à mão e fingir que eles estão comendo tal alimento é uma boa alternativa.
9. Cozinhe juntos
Eu disse aos meus filhos que as receitas são como projetos científicos – siga os passos e a mágica acontecerá! As crianças mais novas podem lavar os vegetais em uma peneira na pia (pegue um banquinho), bata os ingredientes, rasgue as verduras e salpique sal. Crianças mais velhas podem raspar frutas cítricas, mexer a panela e praticar suas habilidades com a faca cortando vegetais. Com alguma sorte, ajudar a preparar as suas próprias refeições os deixará mais animados para experimentá-los!