Bebês e Crianças

A Importância do “Saber Esperar” na Vida de Uma Criança

A criança pede algo e de imediato é atendida. Tudo o que ela quer lhe é dado sem que ela precise esperar.

Mas nossos filhos precisam passar pela experiência da espera.

Ensinar para nossos filhos que é necessário saber esperar e que acima de tudo, devem ter paciência enquanto esperam é um ensinamento que vai ajudá-los por toda vida.

Não podemos ter tudo na hora que queremos. É impossível conseguir todas as coisas num piscar de olhos. Se não temos calma perdemos a capacidade de tomar as melhores decisões. Muitas das coisas que queremos só são possíveis com a dedicação, com o esforço e principalmente com o tempo.

E as crianças não têm a mesma noção de tempo que nós. Tudo acontece rápido demais na vida delas. Com uma intensidade que nos surpreende em muitos momentos. Então como ensinar uma criança que quer algo naquele momento a esperar sem que ela chore? Como ter paciência com as “vontades” imediatas de uma criança? A primeira coisa é lembrar que você é o adulto e fazer uma análise se você não tem o mesmo padrão de comportamento que os seus filhos. Depois é ter consciência que uma criança pequena precisa de suporte para entender que as coisas têm seu tempo certo.

E não adianta brigar com gritos e tapas. Isso não vai fazer a criança entender de fato que precisa esperar. Isso vai fazer ela pensar que quando ela quer algo ela é punida. E não é errado querer algo. Pedir algo. Elas só precisam compreender que certas situações exigem que elas esperem. Que para ter algo é preciso trabalhar para ter o retorno. O caminho é através da conversa e de orientação.

Uma boa forma de mostrar a questão da espera, é através do grãozinho de feijão. Colocar ele no copinho com o algodão e esperar para ver o processo a cada dia que passa. E dar essa responsabilidade de cuidar do grãozinho. E assim aproveitar para fazer analogias com o “como é importante ter paciência e esperar em determinadas situações”. Tarefas que incluam cuidar de uma plantinha ou fazer uma horta, ajudam a criança a entender a importância do cuidar, do esperar e principalmente vivenciar o processo. 

E se seu filho se sentir entediado nos momentos de espera, tenha calma e lembre-se que sentir tédio também é bom para o desenvolvimento e para a criatividade e curiosidade da criança. Não se desespere com a falta do que fazer do seu filho, pois ele provavelmente vai encontrar meios de usar a imaginação.

O Tédio é importante para o Desenvolvimento da Criança

Lembre-se: seu filho confia em você e por essa razão você é a pessoa que ele mais escuta e segue.

Texto @kelyvarela do @maisqueautismo e do @magicasdemae #magicasdemae #maisqueautismo #filhos

Foto Paula Soares

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

3 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

3 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago