Mãe vive cheia de coisas para fazer. Vive correndo de um lado para o outro. Vive sem tempo para pensar em cuidar direito de si mesma.
Primeiro os filhos e depois você!
E como fazer quando as coisas com seu corpo não vão bem? Como conseguir emagrecer e achar a sua sanidade?
A resposta pode ser muito simples: Brincar com seus filhos vai fazer você emagrecer e te ajudar a encontrar o equilíbrio como mãe.
Esse título não foi tirado do acaso. Posso afirmar para vocês que brincar com as crianças ajuda a manter a boa forma física e emocional.
Preciso contar como andavam sendo os meus dias para que entendam a origem deste texto.
Eu andava trabalhando muito. Meu dia se resumia em trabalhar na casa de manhã e correr de uma lado para o outro sem parar. Eu quase não tinha tempo para olhar com calma para meus pequenos. Eu vivia com muita pressa: afinal eu tenho horários a cumprir.
Sim, o que uma mãe mais faz é seguir o relógio. Hora para o café, para o banho, para a lição escolar, para fazer o almoço, para arrumar para a escola, deixar na escola e sair correndo para chegar a tempo no trabalho. E nesse estresse eu nem lembro mais que tenho que tirar um tempo para cuidar de mim…
Mas mesmo correndo, eu vivo chegando atrasada. E no dia seguinte, não querendo repetir a desordem do meu cartão ponto, eu corro mais e digo repetidas vezes para as crianças “mamãe está atrasada” e complemento “vamos crianças, ajudem a mamãe”.
E num desses dias minha pequena filha de 6 anos, que já começa a entender a dinâmica da vida me diz super brava “Mãe, diga para o seu chefe bobo que ele precisa dar menos trabalho para você. Fala pra ele mãe que você tem que ter mais tempo para cuidar dos seus filhos”. Eu achei o desabafo da minha filha super verdadeiro.
E pensando nas palavras dela eu notei que eu estava passando minha angústia de cumprir uma carga horária certinha para ela. E eu que sempre falo da importância de brincar com eles estava brincando pouco. E estava tendo pouco tempo para cuidar de mim também.
E infelizmente a gente precisa viver se policiando para deixar de lado o que pode esperar e dar atenção ao que realmente importa: NOSSOS AMADOS FILHOS.
É importante lembrar que eles vão crescer num piscar de olhos e vão querer menos do seu tempo.
Então, lá fui eu dar mais do meu tempo para eles. Fui me exercitar junto com meus filhos enquanto a gente brincava. Isso mesmo. Passei a aliar meus exercícios com o momento de diversão com eles.
Comecei a pular corda junto com Raquel. Fazer alongamentos com os dois. Aulas de ginástica regadas com muitas corridas e pulos. Ah, uma das coisas que começamos a fazer juntos, foi jogar futebol. Tem também a possibilidade de rolar no chão, andar de bicicleta e dançar os mais variados ritmos com os pequenos.
E nessa oportunidade de ficar mais tempo conectada com as necessidades dos meus pequenos eu ganhei mais energia e disposição.
Brincar com as crianças possibilita a você adulto, encontrar uma alegria que trabalho nenhum nos dá. Estar criando vínculo com nossos filhos é uma forma de plantar uma relação consistente e saudável com eles para a vida toda.
Brincando eu perdi uns 3 kg e ganhei um equilíbrio maior. Fiquei mais conectada com as crianças, me diverti mais do que ficar preocupada só em dar conta de todas as tarefas da casa e comecei a prestar mais atenção nas necessidades físicas do meu corpo.
Estar bem de corpo e alma para dar conta do que mais importa!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…