Nas últimas semanas Samuel ficou bem doentinho. Vira e mexe o pequeno sofre com as crises de asma. E quando isso acontece ele precisa de uma atenção redobrada.
Ter um bebê doentinho é sinal de que você mãe, vai ficar quase que inteiramente à disposição dele. Eles ficam mais manhosos e só pedem seu colinho. Não tem como a gente dizer não. Mas quando nós temos mais de um filho é preciso tomar cuidado para não deixar de olhar também para o outro filho. Leia aqui sobre a chegado do segundo filho.
Raquel é a mais velha. Tem 4 aninhos. Ainda é bem criança e não consegue assimilar direito o motivo que me faz ficar mais tempo com o irmãozinho. Ela até escuta que mamãe precisa cuidar do irmãozinho dodói, mas cinco minutos depois ela já está disputando o colo da mamãe com o irmão mais novo.
Em uma das consultas na emergência, eu estava com Samuel no colo e Raquel também queria colo. Então expliquei para ela que naquele momento eu não poderia dar colo para ela e então eu ouvi o seguinte desabafo da pequena “Você não me dá mais atenção” e repetiu o mesmo algumas vezes. Meu coração de mãe ficou apertado. No fundo ela tinha razão. Eu estava focando minhas energias mais para resolver a questão da saúde do irmão. Expliquei novamente que o maninho estava doente mas que mamãe amava ela também da mesma forma.
Dias depois foi mais uma disputa daquelas. Na hora de dormir (os dois estavam dormindo comigo) eles queriam minha mão. Ok, tenho uma mão para cada um. Mas Raquel queria as duas. Expliquei que mamãe tinha duas mãos e que a mamãe era dos dois. E ela soltou novamente mais uma das frases certeiras “Eu queria voltar a ser bebê. Ser bebê é melhor, pois a mamãe dá mais atenção para o Samuel“. Outra vez meu coração apertou.
A gente que é mãe de dois fica sempre se perguntando se por algum motivo não acaba dando mais atenção para um. Ficamos pensando se estamos dando o mesmo tratamento para os dois. Sempre fui muito atenta com isso, não acho legal tratar os filhos de formas diferentes. Mas quando um deles está doente, sim, a gente trata diferente!
Em um dos dias que Samuel voltou a ficar bem mau, eu fiquei quase o dia todo com ele no colo. E foi então que a pequena Quel falou a frase que mais me chamou a atenção “Mamãe, devolve o Samuel. Devolve o meu irmão”! Na hora eu tentei conversar com ela, mas como estava com Samuel a tira colo não consegui dar a devida atenção ao assunto.
Mais tarde quando estava sozinha com ela, voltei ao assunto. Procurei mostrar para ela que o irmão não tem culpa de a mamãe não conseguir ficar com ela tanto quanto antes. Falei para ela como era divertido ter um irmão para brincar, conversar e fazer bagunça. Que o coração da mamãe é dos dois. Que amo os dois da mesma forma.
Tenho procurado dar muitos abraços e deixar ela super segura. Encho de beijos e sempre estou dizendo que mamãe ama ela e o irmão mais do que tudo nessa vida. Sei que a relação entre irmãos é assim mesmo: dividida entre amor e ódio! Mas tenho consciência que cabe a mim, mãe, mostrar que os dois tem o mesmo valor e que eles precisam sim ser amigos e cuidar um do out
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…