Você acabou de trazer uma vida ao mundo. E se olha no espelho e não gosta do que vê! Você enxerga uma mulher com um corpo diferente do que tinha antes de gerar um filho por nove meses!
Deixa eu te contar: estar com um corpo acima do peso depois de ter um filho é extremamente normal. Tenha calam, pois o processo para voltar ao peso normal é lento e muitas vezes vai levar muitos meses.
Geralmente na hora do parto você vai perder um bom tanto do que engordou na gestação. Você perde o peso do bebê, mais um quilo pela placenta e mais um pelo líquido amniótico e sangue. Lembro que no meu caso perdi 7 quilos já no parto!
Mas ficaram muitos outros quilinhos ainda!
E mais duas semanas passaram e eu já tinha perdido mais alguns quilos devido à amamentação! Sim, amamentar ajuda muito a mulher a voltar ao peso de antes. Gastamos muita energia para produzir o leite e para amamentar nossos filhos. Imagine perder peso sem precisar fazer esforço: uma verdadeira maravilha.
É preciso ter muita calma após o parto. Se você fez uma cesárea tem que ter em mente que está se recuperando de uma cirurgia e precisa pegar leve com você mesma. O útero que chegou ao tamanho de uma melancia nos 9 meses de gestação, vai levar cerca de 60 dias para voltar a ter o tamanho normal de 50 a 90 cm³ (imagine uma pera)
O sangramento pós parto que pode durar até 50 dias serve também para limpar todo o organismo. Isso ajuda que os órgãos voltam cada qual para o lugar certo e você volte a ter quase o mesmo corpo que tinha antes.
Não fique nervosa se você chegar ao final do puerpério e estiver muito acima do peso. Lembre que você está vivendo uma nova rotina, em que seu bebê precisa muito das suas energias. Se dê ao direito de ser mãe sem se preocupar com o corpo perfeito neste começo!
Dicas Para Voltar ao Peso Depois de ter Virado Mãe
1 – Evite o sal – Lembre-se que o sal pode prejudicar o seu emagrecimento. O sal contribui para deixar o seu corpo inchado, pois ele retém líquido. Muitas vezes o nosso excesso de peso é simplesmente pela retenção de líquido.
2 – Beba água – . Quando seu corpo não possui uma hidratação adequada, você retém mais água. A água vai hidratar seu corpo como um todo. Imagine que ela é fundamental para que você tenha uma boa digestão, para que seus tecidos dos músculos não fiquem tão flácidos.
3 – Cuide do Intestino – Logo após o nascimento do bebê muitas mulheres ficam com problemas intestinais. O intestino pode demorar alguns dias para voltar a funcionar normalmente. Se o seu intestino não estiver em ordem você além de se sentir desconfortável vai ainda acumular uns quilinhos a mais.
4 – Coma como uma Princesa – Isso mesmo! Outro dia fui em uma gastro para ver o motivo pelo qual estava sentindo muitas dores no estômago. Ele me disse que o meu problema era somente o fato de eu comer muito rápido. Não mastigar faz com que o estômago faça uma atividade que não é sua. Como ele mesmo me disse “estômago não tem dente”! Comer rápido faz com que você coma mais do que realmente seu corpo precisa e isso te leva a engordar. Sei que quando temos filhos pequenos, o horário das refeições geralmente são conturbados e podemos dar pouca importância para este momento. Mas aqui vai realmente um conselho: deixe de fazer outra coisa e dedique mais tempo para a sua própria refeição!
5 – Faça exercícios – Tai o que tem sido mais complicado para mim: achar tempo para fazer alguma atividade física. Já comecei várias vezes na academia. Sempre vou no horário do almoço, pois se for fazer algo depois do trabalho, quando as crianças estão em casa, não consigo. Realmente para mim é a parte mais chata, mas também é a que mais funciona. Se você não tem como sair de casa por conta dos cuidados com o bebê, tente fazer caminhadas em que possa levar o pequeno junto. Existem também programas voltados para mamães que podem ser feitos em casa.
6 – Tenha calma – Acima de tudo, aceite que você está passando por um momento novo. Talvez você não volte ao corpo de antes da gravidez exatamente. Mas pode ter o melhor corpo pós parto. Acredite, se você demorou 9 meses para ganhar todo o peso que ganhou, não vai perder todo ele em apenas 2 meses. Não se cobre. Não se compare! Faça o melhor que você pode por si mesma. É importante lembrar que cada organismo funciona de uma maneira diferente. Alguns tem um metabolismo mais rápido e outros mais lento. Vá com calma respeitando você e o novo momento que você vive.
7 – Não faça dietas loucas – Tudo que você perde muito rápido, certamente vai ganhar mais rápido também. Então, vá com calma! Não precisa perder 4 kg em um mês. Pense que é melhor perder 1 kg por mês e chegar no verão com 12 quilos a menos na balança!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…