Um dos exames mais importantes da vida do bebê é o teste do pezinho ou triagem neonatal! Ele é fundamental para detectar doenças importantes e deve ser feito com no máximo sete dias de vida do bebê.

O teste do pezinho é obrigatório em todo país e é também oferecido de forma gratuita por toda rede pública. O exame oferecido pela rede pública na versão básica detecta as seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase. Já quem for fazer o exame pela rede privada vai contar com o diagnóstico de mais quatro doenças que são: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita. Há ainda uma versão paga que detecta mais de 40 patologias.

Forma de realização do exame

O teste do pezinho é retirado depois de 48 horas do nascimento do bebê e precisa ser feito até o 7 dia de vida do mesmo. Em muitas maternidades, mesmo quando a mãe tem o bebê de parto normal, fica hospitalizada até o momento de fazer o teste do pezinho no bebê para daí então ser liberada com o recém nascido.

O sangue é retirado do calcanhar do bebê. As gotinhas de sangue retiradas do pezinho vão ser capazes de fazer uma avaliação inicial sobre as doenças genéticas ou congênitas já citadas acima.

É fundamental que os pais façam o teste do pezinho em seus bebês. O diagnóstico precoce vai possibilitar que um tratamento adequado seja empregado desde cedo. O tratamento adequado vai dar melhores condições de vida ao bebê e evitar que o mesmo venha a sofrer com sequelas graves no futuro.

O ideal é que você se informe sobre o procedimento de coleta do teste do pezinho na sua cidade, já antes do bebê nascer. Quando meus filhos nasceram fiz o teste do pezinho 48 horas após o nascimento dos dois. Já minha sobrinha que mora em Santa Catarina foi realizar o exame apenas 7 dias após o seu nascimento. Para você obter maiores informações sobre a forma de coleta da sua cidade, consulte o site da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal http://www.sbtn.org.br ou o site das Apaes http://www.apaebrasil.org.br

O resultado do teste do pezinho sai em até 30 dias. Em algumas localidades você vai precisar retirar o resultado pessoalmente. Aqui em Curitiba, retiramos o resultado via internet. Caso alguma doença seja detectada no exame, você provavelmente vai ser chamada para repetir o exame.

O teste do pezinho é um exame seguro, que não machuca o seu bebê, não causa efeitos colaterais e que vai garantir ao mesmo, caso tenha alguma das patologias já citadas, um tratamento mais adequado e até mesmo garantir a vida do seu bebê!

Leia sobre Adenoide nos bebês!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago