Quando a gente está esperando o primeiro filho nem imagina que mal eles nascem e já vão ter que passar por vários testes. Eu lembro que só sabia da existência do Teste do Pezinho. Foi perto do dia do parto que tomei conhecimento sobre o Teste da Orelhinha, Teste do Olhinho, Teste do Coraçãozinho e por último o Teste da Linguinha.
O Teste da Linguinha é realizado nas primeiras 24 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A avaliação é feita por um pediatra ou fonoaudiólogo que irá verificar se o freio da língua do bebê é muito preso.
O freio fica na região central e inferior da língua. O mesmo conecta língua e parte inferior da boca. O médico irá analisar o bebê enquanto ele mama. Levará em consideração a posição da boca, os batimentos cardíacos, frequência respiratória. Irá analisar a linguinha do bebê também.
É um exame fundamental para o desenvolvimento do bebê. O médico vai verificar se existe alguma alteração no frênulo da língua do bebê. Caso o bebê possua a famosa língua presa, isso pode vir a atrapalhar no processo de amamentação, visto que o bebê não vai conseguir sugar direito. Como a sucção do bebê é prejudicada, as mamadas deste bebê demoram muito mais e são feitas diversas vezes ao dia. O freio preso é um dos maiores responsáveis pelo desmame precoce do bebê. Muitas vezes as mães não têm conhecimento do problema e acabam achando que a dificuldade na amamentação é responsabilidade delas.
O Teste da Linguinha vai ajudar a prevenir futuros problemas no desenvolvimento da fala da criança. Se a criança vier a apresentar problemas para falar isso provavelmente vai atingir também o fator psicológico dela.
Caso o médico descubra alguma alteração na membrana do frênulo ele irá solicitar que seja feita um pequeno procedimento na membrana da linguinha do bebê. Um pequeno corte é feito para soltar a língua do pequeno.
O exame e o procedimento não doem. Os bebês ainda são formados de membranas muito adaptáveis e por isso quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhor.
O Teste da Linguinha é gratuito em toda rede pública e também privada. Caso na maternidade em que seu bebê nascer, não fizerem o exame, procure informações junto a Secretária de Saúde!
Já sabe o que levar na mala da maternidade?
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…