O processo de desenvolvimento de um bebê é marcado por várias fases. É normal os pais se assustarem com mudança de comportamento que caracteriza o Terrible Two ou Crise dos Dois Anos.
A partir dos dois anos a criança começa a ter uma maior variedade de palavras no vocabulário. Frases como “eu quero” ou “é meu” se tornam mais frequentes em sua fala e, consequentemente, oposição aos pais. A crise dos dois anos, na verdade, pode começar a partir de um ano e meio e pode ir até os três anos. Esse período também é conhecido como a “adolescência dos bebês” e é caracterizada por grandes crises e muita birra.
Toda birra e comportamento difícil tem um motivo que a originou. Pode ser cansaço acumulado, privação de sono, não saber expressar e entender os próprios sentimentos. Esse grande desconforto que a criança sente é algo novo e precisa ser expressado e, muitas vezes, acontece de maneira imediata e explosiva.
“Os pais precisam ter paciência, porque é a partir dos dois anos que começa o processo de educação. Ensinar o que pode ou não, o que é certo ou errado. Isso demanda tempo para a criança assimilar e botar em prática. Não é de um dia para o outro que ela vai saber que jogar comida no chão, por exemplo, é errado. Ela aprende pela repetição. Gritar ou fazer birras é um jeito de o bebê demonstrar insatisfação. Afinal, é uma criança em processo de desenvolvimento, que mal fala e anda”, explica a pediatra comportamental Ana Lucia Balbino Peixoto. *
É bom lembrar que existe uma grande diferença entre birra e uma crise para crianças que possuem algum transtorno de desenvolvimento. Na birra a criança não se coloca em risco. Ela não machuca a si mesma e ao outro. Quando a criança típica ou atípica está em uma crise ela perde a noção e é preciso que você a proteja para que ela não se machuque e nem venha a machucar outra pessoa.
Lembre-se de falar com calma, carinho e assertividade.
E lembre-se: essa fase passa!
Fontes Bibliográficas: *Drauzio Varela, Parents e Pediatria Descomplicada
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…