Bebês e Crianças

Será Que é Fibrose Cística?

Será que meu bebê tem fibrose cística? 

Essa pergunta vem tomando conta dos meus pensamentos nas últimas semanas. Há meses o bebê vem apresentando vários quadros de problemas respiratórios. Em consulta com a pneumologista ela solicitou que fosse realizado o exame de dosagem do cloro no suor. Este procedimento ajuda o especialista a dizer se o paciente é portador da doença. Como já comentei no post anterior 5 Reações de uma Mãe Quando o Pediatra Pede Exame, sempre fico muito apreensiva com a espera dos resultados. 

Mas afinal de contas o que é a fibrose cística?

Segundo o Dr. Drauzio Varella “Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença) e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.”

Geralmente os portadores da doença apresentam muitos problemas no aparelho respiratório e na parte gastro intestinal. 

Um dos primeiros exames feitos para diagnóstico da doença é através do teste do pezinho, realizado no recém nascido. Nem todos os estados cobrem o teste no quesito da fibrose cística.  Aqui no Paraná a análise no teste do pezinho é realizada. O resultado do nosso bebê deu normal. Mesmo assim, a dosagem do suor ainda é necessária para ter certeza.

Sei que o pedido para o exame deve ser protocolo médico, já que o Elzinho apresenta vários quadros de infecção respiratória sem ter uma melhora considerável. Fui pesquisar mais sobre a doença e também vi que a prevalência de fibrose cística é sobre a população branca de descendência europeia. Juntando todos os sintomas fiquei mega nervosa. Noites sem dormir pensando no pior. 

Realizamos o exame na sexta e agora estamos na espera pelo seu resultado. 

O procedimento de realização do exame é bem tranquilo.

Basicamente você segura o bebê no colo e a enfermeira coloca alguns eletrodos nos braços da criança. Os eletrodos servem para ativar a circulação e assim ser possível a coleta do suor dos braços da criança. Após uns 8 minutos os eletrodos são retirados e substituídos por uma espécie de adesivo coletor do suor. A criança fica 30 minutos com os adesivos e depois os mesmos são retirados e pesados para ver se a quantidade de suor para a realização do exame foi suficiente. 

Se o resultado for DUVIDOSO OU POSITIVO, o procedimento deverá ser repetido.

Agora estamos na espera. Mesmo tendo quase certeza que vai ser negativo, sempre fica uma certa angústia pelo resultado dos exames. 

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago