Eu sempre ouvi na faculdade, minha professora de dança dizendo: “Não deixem uma criança pequena sentar com as pernas em W“. Achava curioso ela fazer tal observação, já que a posição é bem agradável.
E realmente sentar com as pernas em W nos dá uma sensação de conforto e de segurança. Na posição em W a gente não precisa fazer muito esforço e acabamos depositando todo nosso peso para as pernas. Não é preciso concentrar nosso equilíbrio na região do quadril. Nosso peso está bem distribuído.
Imagine que você está bêbado. Se você andar com as pernas próximas uma da outra vai perder seu ponto de equilíbrio. Se abrir bem as suas pernas vai conseguir se equilibrar.
Agora pense na figura do seu bebê que começa a sentar. Para ele é muito mais fácil sentar com as perninhas em forma de W, pois ela ajuda a distribuir o peso do corpo e assim ele consegue ficar numa posição confortável sem fazer maiores esforços. Mas isso não é algo positivo. É preciso que a criança aprenda a utilizar seu equilíbrio e suas rotações de tronco para que consiga alcançar seus objetivos.
Muitos especialistas dizem que se o bebê sentar de vez em quando, se a posição for apenas uma entre outras que o bebê utiliza para sentar, isso não irá acarretar problemas.
Mas se o bebê adota a posição em W como a oficial, então sim, isso pode acarretar consequências futuras para o desenvolvimento da criança.
– A criança vai apresentar uma demora na aquisição do controle do tronco e do equilíbrio, pois não está acostumada a exercitar.
– A criança não consegue girar o corpo e por conta disso acaba usando a mão mais próxima para alcançar algum objeto ou realizar alguma tarefa. Ela não consegue cruzar a mão esquerda do lado direito. Usa a própria mão direita para pegar algo deste lado.
-Ter problemas com o alongamento dos músculos.
– Gerar problemas na coluna.
– Apresentar problemas das articulações do quadril, joelhos e pés.
– Grande riscos de luxações do quadril e contraturas musculares.
O mais importante na maternidade é a gente sempre manter a calma. Não adianta você sair desesperada forçando seu filho a sentar na posição correta. Quando você perceber que o pequeno está sentado em W, o melhor é propor para ele uma nova posição. Sentar de índio, brincar de segue o mestre (ele imita seu jeito de sentar). Mude o foco da brincadeira e force ele a sair do conforto da posição em W.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…