Mamãe

Pais – Não Esperem as Mulheres Pedirem Sua Ajuda!

A mãe não fez o filho sozinha. A esposa não mora sozinha na casa. Todo mundo come a comida, todo mundo usa o mesmo ambiente! Então, homens, não esperem a mulher pedir ou implorar sua ajuda.

Aqui em casa o meu marido divide igualmente as funções comigo. Cuida das crianças, cozinha, limpa a casa e faz as tarefas relacionadas a educação delas tanto quanto eu. Mas vejo centenas de mulheres relatando que seus maridos não ajudam em nada com as crianças, com a casa e mesmo com as lições da escola.

Mulheres que são separadas dos pais de seus filhos, também relatam que por vezes a responsabilidade acaba sobrando tudo para elas. Geralmente os pais só pegam os filhos nos finais de semana a cada 15 dias. E o restante do tempo tudo fica sobre a responsabilidade da mãe.

E eu me pergunto, o que levam homens a terem esse comportamento de total falta de comprometimento com os filhos e de respeito com as suas companheiras.

E acredito que a base desses comportamentos está na educação que receberam em casa. Eu lembro que minha sogra sempre fez com que os três filhos (dois homens e uma mulher) ajudassem em tudo na casa. E não tinha essa de a menina fazer mais coisas. Eles faziam igual. Já na minha casa eu lembro claramente que as tarefas de casa eram feitas por mim e minha mãe.

Mas como a gente muda um comportamento que os homens já trazem desde crianças?

Primeiro, se você tem filhos meninos, mostre para eles que a casa é de todos e sendo assim, todos precisam cuidar dela. Mostre também que mãe e pai precisam cuidar dos filhos. Que trocar uma fralda, fazer a lição é sinônimo de demonstração de cuidado e amor.

Agora, se o problema é o homem crescido com quem você já mora, o mais indicado é conversar. Mostrar que a criança precisa receber atenção e cuidados dele também. Que essa relação vai fortalecer o vínculo dos dois. Dialogue que você precisa sim que ele te “ajude” (não acho que seja ajuda e sim obrigação) para que vocês tenham mais tempo juntos e você possa também estar bem para cuidar de toda a família.

Nós somos mães. Somos esposas. E achamos muito chato ter que implorar algo que é obrigação deles fazerem!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago