Sono do Bebê

O Trabalho de Uma Mãe Durante as Madrugadas

O que uma mãe faz durante as madrugadas?

A resposta mais óbvia seria: Ela Dorme!

Com certeza muitas mães e pais tem a sorte de terem bebês que dormem a noite toda, o que possibilita que os pais também façam o mesmo. Outro dia no salão, fazendo as unhas a mulher ao lado me disse “Eu não sei o que é passar uma noite acordada, meus filhos dormem a noite toda”!

Abençoada dessa mulher, eu pensei comigo! Aqui em casa as coisas são bem diferentes!

Eu não durmo uma noite de sono com mais de 3 horas ininterruptas! Isso mesmo, acordo várias vezes durante a noite! E percebi que a cada texto que compartilho falando sobre o assunto, muitas mães me relatam que passam pela mesma situação, ou seja, seus filhos bebês ou crianças ainda pequenas não dormem.

No meu caso, Samuel está sofrendo no momento com a questão das amígdalas, que em breve vamos resolver através da cirurgia para retirá-las. Minha cunhada conta que minha sobrinha Sarah acorda várias vezes durante a noite chorando sem um motivo específico. Alguns bebês acordam por terem transtornos do sono, outros por estarem doentes e assim vai, um caminhão de possibilidades para cada caso.

Meu Filho Precisa Retirar as Amígdalas

Então, nós mães não passamos as noites apenas dormindo!

Mãe passa a noite cuidando do seu filho com toda a força do mundo. Muitas vezes eu acordei com um dos meus filhos dormindo em meus braços e fiquei me perguntando “Como é que essa criança veio parar aqui”? Nós agimos muitas vezes no automático, pelo instinto. Na verdade a nossa força, aquela nossa bateria é movida pelo amor.

Não consigo explicar outro sentimento que nos leve a conseguir dar conta de ficar tantas horas acordadas. Hoje mesmo, depois de Samuel acordar pela 4 vez e eu me sentir exausta, sem forças para levantar, olhei para ele e disse “Oi meu amor, mamãe está aqui, ok”? E aos poucos eu levantei, o acolhi em meus braços, cantei, conversei, fiz uma mamadeira e ele adormeceu.

E eu continuei acordada! Isso mesmo, ele dormiu e o meu sono foi embora. Comecei a pensar em como é difícil para ele esta rotina de acordar tantas vezes, pensei no coração da Raquel e que em breve vamos ter que fazer mais exames, pensei que eu queria ter mais tempo com as crianças, que eu deveria simplesmente não pensar em nada e dormir.

Minha Filha Tem Arritmia Cardíaca

E quando eu adormeci, ele chorou outra vez. E assim, são as noites aqui em casa. Provavelmente são iguais para milhares de outras mães que acordam para amamentar, trocar as fraldas, medir a febre, ver se o bebê está respirando, se está coberto, se ele está dormindo na posição certa…

Assim são as noites de uma mãe. Cheias de aventuras relacionadas aos pequenos que a gente tanto ama!

Mantra das Mamães Durante as Madrugadas!

 

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

View Comments

  • Eu me rendi e na primeira vez que o meu bebê ,de um ano , acorda por volta das 3 horas da manhã trago ele para minha cama , cama compartilhada , estava virando um zumbi pois trabalho e tenho mais um filho de 6 anos

  • Meu filho tem 4 anos já é passo até hoje 90% das noites acordada. Uma noite após a outra. No fim de duas semanas já não respondo positivamente as actividades todas.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

5 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

5 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

1 ano ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago