Desenvolvimento

Não Faça as Coisas no Lugar do Seu Filho – Deixe ele Aprender a Fazer

Dê espaço para que seu filho aprenda a fazer as coisas. Quando fazemos algo no lugar do nosso filho estamos tirando a possibilidade dele adquirir conhecimento sobre determinadas coisas da vida.

Estava assistindo a série “SuperMães” da Netflix e no episódio os pais são chamados para uma conversa com a psicóloga da escola do filho. O menino que deve ter uns 3 ou 4 anos está “atrasado” em relação aos outros alunos. E na verdade o atraso do menino não tem nada a ver com os marcos do desenvolvimento infantil e sim com a falta de autonomia que ele tem. Os pais fazem absolutamente tudo pelo filho. Ele não tem espaço para se arriscar e assim aprender a fazer as coisas referentes a sua idade.

Fazer TUDO no lugar dos filhos é muito mais comum do que a gente possa imaginar. Eu diria que na pressa do dia a dia acabamos fazendo as coisas por eles para que o nosso tempo não seja prejudicado. Outro fator que leva muitos pais a fazerem as coisas no lugar dos filhos é a falta de paciência, pois no processo de aprendizagem a criança vai evoluir em etapas que não estão dentro das expectativas dos pais.

Lembrar que o aprender é um processo é muito importante para que quem cuida da criança não se sinta frustrado e assim acabe transmitindo desmotivação para a criança em fase de aprendizagem. Na primeira vez que a criança pegar em uma tesoura, ela provavelmente não vai conseguir segurar direito papel e tesoura. Conforme vai evoluindo ela vai fazer um monte de picotes e cortar tudo torto. Até ela chegar ao estágio de recortar dentro das linhas esperadas, vai rolar muita bagunça, um pouco de frustração por não conseguir fazer conforme o que “dizem” que é certo.

Aprendemos desde sempre pela observação, estudo sobre o assunto, pensamento lógico de como as coisas devem acontecer e principalmente pela repetição.

Se a criança não tem a oportunidade de tentar, de refazer, de testar, provavelmente o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem dela estarão comprometidos.

Na reunião da escola dos nossos filhos, as professoras foram muito claras: vocês não podem fazer as lições pelas crianças. Elas precisam fazer sozinhas (você estará perto neste momento) mas não deve dar as respostas certas para se livrar do momento da lição ou para que o filho tire notas boas. O aluno precisa entender o que está fazendo. Pensar em como responder as lições. Se nós pais, simplesmente damos as respostas certas exatas, a professora não terá a possibilidade de saber o que de fato a criança sabe e com isso de novo, o aprendizado da criança acaba prejudicado.

Todos nós queremos que nossos filhos sejam bem sucedidos. Que não sofram com frustrações. Mas imagine que se você faz tudo por ele, como ele conseguirá enfrentar o mundo quando estiver longe de você?

Tenha paciência com o processo do seu filho. Não o compare com outras crianças e dê espaço para que ele aprenda a fazer as coisas sozinho.

Ensinar nossos filhos a terem autonomia é um dos poderes mais fortes que podemos dar para eles!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago