Reflexões sobre maternidade

Nossas Palavras Vão Se Tornar as Memórias dos Nossos Filhos!

Nossas palavras e atos tem um impacto muito grande na vida dos nossos filhos. As palavras que dizemos hoje, vão se tornar as memórias de infância dos nossos filhos.

Nossas palavras tem um grande peso para nossos filhos. Não são apenas palavras jogadas ao vento e sem importância. Para uma criança, as palavras das pessoas que fazem parte de suas vidas soam realmente muito importantes e impactantes.

Nós somos os adultos e teoricamente temos controle sobre nossos pensamentos e atitudes. Então, caberia a nós ter bom senso, empatia e respeito com nossos filhos ou outras crianças com quem convivemos. Mas o que vemos aos montes são adultos que acham que crianças não estão atentas a eles e que falar tudo a respeito dos pequenos ou das pessoas que eles amam é permitido.

Sabe, o que você diz tem uma força tão grande que vai ficar ecoando na cabeça do seu filho para toda a vida.

Ele vai lembrar dos momentos bons que passou com você e dos ruins também. Provavelmente ele vá criar uma forma de barrar essas lembranças ruins. Vai tentar deixar lá dentro escondidas. Mas o que vemos é que por se tratar de pessoas que eles amam, essas palavras ou atos exagerados vão vir a tona em outras fases de sua vida.

E aqui, não vale vir dizer “que frescura” ou “que exagero”. Aqui vale lembrar que devemos tratar nossos filhos com carinho, respeito e empatia.

Já vi pais chamando os filhos de idiotas, burros, lerdos… Já escutei pais dizendo que a criança só atrapalha a vida deles… que se arrependeram de ter tido a criança… vi muitos pais e parentes falando mal de alguém que a criança ama… Já vi pais gritando com os filhos por bobagem e colocando os filhos de castigo por conta do descontrole que estes pais tem em lidar com situações do seu dia a dia… Já vi pais que não querem ser pais e deixam os filhos de lado… Isso tudo para um adulto pode ser tirado de letra.

Mas e para uma criança? Como elas lidam com algo que nem os adultos sabem lidar?

O Impacto das Nossas Palavras Para as Crianças

Muitos dizem que se a criança tem um mal comportamento o certo é repreender não importa como. Eu diria que é preciso conversar com os filhos e mostrar o que não está sendo adequado. Mas falar de uma forma respeitosa. Isso inclui uma conversa firme em particular com o intuito de educar a criança e não de fazer ela se sentir humilhada.

O fato é que queremos que nossos filhos cresçam como pessoas equilibradas e cheias de memórias felizes vividas com a gente. Para isso o que devemos fazer é olhar para nossas crianças com o mesmo olhar que a gente gostaria que olhassem para nós.

O que dividimos com nossos filhos hoje é o que estará na memória e no coração deles amanhã!

Como Trabalhar Limites Com a Criança Autista

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago