Mesmo antes do seu filho nascer, quando ele está apenas na sua barriga, você já esconde suas lágrimas dele!
Normal a gente ouvir “Não chore que vai fazer mal para o bebê”, pois mesmo só estando na barriga, os bebês já conseguem sentir o que nós mães sentimos.
E o filho chega e a sua vida agora deveria ser toda feliz! Não há motivos para você, mulher feita de carne e osso, sinta qualquer coisa que a faça derramar lágrimas!
Mas sem saber como, ou motivado pelo que, você se sente por vezes triste.
Cansada!
Uma zero à esquerda como mãe. Sente culpa. Raiva. Frustrações.
Você se sente como qualquer outra pessoa normal!
E pessoas normais choram! Desabafam!
Mas você como mãe deixou de ocupar um lugar como mortal! Você é mãe e não deve nunca chorar na frente dos filhos!
É isso que grande parte da sociedade te diz nos momentos em que você não aguenta o tranco e dá lugar a sua fraqueza de ser humano normal.
Eu te digo, chore! Mas evite chorar na frente do seu filho!
Vou te explicar melhor!
A pior coisa para uma criança é ver uma mãe depressiva. Triste! Eles não conseguem entender o porquê a mãe deles chora. Ficam demasiadamente preocupados e algumas vezes até se sentem culpados. Acreditam que a mamãe chora por algo que eles fizeram.
Não sabem trabalhar direito com o sentimento de tristeza. É preciso idade para que eles entendam que a mamãe também fica triste de vez em quando. Que os problemas da mamãe não foram causados por algo referente a eles.
Sim, eles podem te ver chorar. Mas muitas vezes é melhor “fingir” o motivo que te faz chorar do que apenas confundir a cabela da criança. Por exemplo, você brigou com alguém que a criança ama muito. Em nada vai adiantar você dizer que o pai que ela tanto ama te fez sofrer. Os problemas de adultos são dos adultos. A pessoa pode ter ofendido você mas amar da mesma forma que você a criança.
Chorar é algo natural. Não é feio! E por vezes não vamos conseguir segurar o choro. Mas não precisamos envolver quem mais amamos no mundo no nosso sentimento de tristeza.
Outro dia uma leitora fez o seguinte relato:
“Quando eu era criança, lembro que minha mãe tinha depressão e vi ela chorando diversas vezes. Aquilo me deixava extremamente triste. Eu não entendia o choro dela. Eu queria ajudar e não conseguia. Então, eu ia para a escola triste. Eu também chorava por ver minha mãe triste.”
Uma outra amiga blogger fez uma postagem contando que o filho de 7 anos pegou ela chorando. Ficou todo preocupado com a mãe. Ela falou que secou as lágrimas e inventou que um cisco havia caído nos olhos.
Muitas pessoas vão dizer que mentir para as crianças é feio ou errado.
Eu diria o seguinte: que determinadas situações não são das crianças. Os problemas dos adultos são deles e nãos dos pequenos. Cabe a nós como mães zelar pela integridade física e emocional dos nossos filhos. Com o tempo eles vão perceber a dinâmica do mundo e entender que tristeza e frustração faz parte do mundo de todas as pessoas.
Por isso mesmo quando mãe sorri por fora pode estar omitindo um choro. Faz isso para garantir que a casa continue tendo as gargalhadas infantis, as brincadeiras de quem chora num minuto e ri no outro.
Mãe sorri por fora para manter o que mais a motiva sempre brilhando: ela sorri para preservar a felicidade de um filho!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…