Hoje vai ser um daqueles dias de muita ansiedade, dor no coração e também algumas grandes descobertas.
Deixar o filho bebê ou criança na creche ou escola exige da figura da mãe, um sistema nervoso nos eixos. Ao mesmo tempo que sabemos que é necessário ou importante para a criança ou família deixar um filho aos cuidados de uma escola, também nos bate no peito um monte de dúvidas:
Será que é isso o certo? Será que vai ficar bem?
Será que vão cuidar direito?
Será que ele vai sentir minha falta?
Será que vai chorar?
E os primeiros dias parecem que reforçam nossas incertezas. Uns se agarram na mãe, outros tentam fugir, alguns se jogam no chão, outros choram e gritam. Ah, e tem os que entram sem nem dar tchau… E seja qual for a atitude que o filho teve, a mãe sente vontade de chorar. Umas não aguentam e choram junto com o pequeno. Outras choram assim que viram as costas. Tem as que choram por dentro. Tem mãe que chora de alegria ao ver o filho entrar todo independente e tem ainda as que choram pensando “nossa, ele entrou sem nem me dar tchau… Será que não gosta de mim”? Coração de mãe sofre.
Esse momento de separação em que o filho vai ao encontro de um mundo novo, sempre traz a tona “será que ele vai ser feliz nessa escola”? Esse momento de separação nos emociona ao ver que nossos pequenos estão ultrapassando etapas. Estão conhecendo um mundo além de nós!
É um momento de fragilidade. Eu diria que mais para as mães do que para os pequenos. Eles entram e em poucos minutos estão brincando e sendo atraídos pelas novidades. E as mães ficam com a sensação do choro que ouviram ao deixar ele num ambiente novo.
Para as mães que enfrentam a adaptação escolar, tenham calma. É apenas mais um processo. Logo ele vai entrar nos eixos. Logo ele e você vão perceber que ao final do dia estarão voltando juntos para casa.
Você cheia de curiosidade. Ele com muitos aprendizados novos. E em alguns dias, você e ele nem vão lembrar mais das ansiedades dos primeiros dias.
PS: para toda mãe que está com o coração apertado neste início escolar, receba meu abraço apertado cheio de energias de “tudo vai passar”!
Texto @magicasdemae
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…