Para a festa de 4 anos Raquel me pediu todos os tipos de festa que vocês possam imaginar. Ela queria desde a festa da Galinha Pintadinha que foi feita para o irmãozinho, da Branca de Neve, da Frozen até uma com cabanas.
O jeito foi aliar uns três temas na mesma festa. Fiz a Festa do Pijama das Princesas.
A ideia era fazer uma festa para bem poucos convidados em casa. Mudamos há poucos meses de casa e nem consegui tirar tudo de dentro das caixas ainda. Então, confesso que não estava tendo tempo para organizar uma daquelas mega festas.
Fazer uma festa do pijama requer assim como todas as outras festas uma organização prévia. No caso de uma festa deste gênero você precisa ter em mente que o evento festivo vai durar muitas horas. No nosso caso começamos as 18 horas e marcamos a hora de encerramento para as 11 horas do dia seguinte, quando os pais deveriam ir buscar as crianças.
A festa acabou sendo dividida em dois momentos. O primeiro com todos os convidados para cantar o PARABÉNS. A segunda e mais longa, quando ficaram apenas as crianças para dormir.
Contei com o apoio de alguns parentes que vieram de outras cidades e ficaram na casa. Eles ajudaram nos cuidados com as meninas e com toda organização da festinha.
Lista Convidados – Conversei com bastante antecedência com as mães, cerca de 45 dias antes. Convidei um número maior de meninas mas pré reservei apenas duas cabanas, equivalente a 4 meninas que confirmaram a presença antes. Fechei número exato na semana da festa, visto que com crianças sempre podem acontecer certos imprevistos. As convidadas que iriam dormir na festa tinham entre 5 e 13 anos.
Peguei informações sobre rotina de sono, mamadeiras, lanches com as mães antes.
Fundamental pegar os contatos dos pais e deixar claro que se acontecer qualquer coisa durante a noite você vai entrar em contato com eles.
Na festa da Raquel uma das amiguinhas sentiu falta da mãe durante a noite. Ficou com dor de cabeça. Antes de eu sair medicando a menina, liguei para a mãe explicando o que estava acontecendo e só então dei algumas gotas de paracetamol.
Além das meninas que foram dormir na festa, também chamei os tios da pequena, avós e os pais das convidadas especiais. Deixei em aberto o convite para os responsáveis pelas pequenas dormirem também na festa, mas eles não acharam necessário.
Convites: A Cristiane Carboni fez apenas convites digitais. Não tenho muito tempo para ir entregar todos os convites impressos, por isso sempre acabo optando pela maneira mais prática.
Roupa – Raquel usou e abusou do guarda roupas dela. Como estava em casa, pediu para mudar de roupa umas três vezes.
Importante orientar os pais quanto as vestimentas dos filhos para a festa do pijama. Caso você não faça um pijama para cada uma das convidadas, peça no convite que os pais enviem roupas de dormir para os filhos. Se a criança é acostumada a usar algum cheirinho é bom que leve também.
Comida – Dessa vez aboli completamente as comidas fritas. Encomendei na Girassol apenas mini sanduíches (muito saborosos e fofos), pães de batata com recheio de frango, mini doguinhos e sfiha de carne. Também fiz gelatina, que sempre faz muito sucesso entre as crianças. A única restrição é não deixar comer elas dentro das tendas. É preciso ter um certo cuidado com o local onde elas vão dormir.
Doces – Fiquei no trivial mesmo: brigadeiros, dois amores e o preferido da Raquel, os bombons de morango, tudo lá da Girassol.
Doces personalizados – Depois que descobri a Quezia sempre acabo caindo na tentação dos doces decorados especialmente para o tema da festa. Neste caso no tema de princesas. Ela fez com o maior capricho bombons recheados personalizados com castelos, coroas, princesa. Pirulitos recheados e decorados com coroas e a letra R do nome Raquel. Os famosos popcakes que são uma verdadeira delícia e as colheres de chocolate com brigadeiro. Tudo estava uma delícia e de encher os olhos. Não dá vontade de comer de tão fofos que eles são.
Bolo – Para cantar o parabéns utilizamos o bolo falso que veio junto com a decoração. Servi um bolo delicioso de morango (preferido da Raquel e do Samuel) feito também pelo pessoal da Girassol.
Café da manhã – Cada uma das meninas gostava de um tipo de bebida. Ofereci suco, chocolate quente, chá e leite. Para comer servimos mini cookies, sanduíches, pães de mel e aqueles mini bolinhos recheados. Comprei umas bandejas descartáveis em uma casa de embalagens. Elas adoraram receber o café na cabaninha.
Decoração – Só as cabanas já são o grande charme de toda festa. São fofas demais, de extremo bom gosto. A decoração da querida Glaucia da Festa do Pijama Curitiba ainda conta com lâmpadas de led, colchonetes, lençóis, travesseiros, cobertores, tapetes e bonecas fofas que deixam o ambiente uma verdadeira graça.
Mesa de doces – Fiz quase tudo. Comprei as peças em mdf com bastante antecedência e pintei com tinta na cor rosa e dourada. O mais legal foi que Raquel e Samuel ajudaram a pintar. Claro que o pequeno só fez bagunça, mas Raquel pintou super bem as peças. Eu acabei dando apenas o acabamento. Foi algo que incluiu ela em todo processo e virou diversão certa bem antes do dia do aniversário.
Para fazer a toalha da mesa eu comprei tecido e pedi para a costureira fazer a barra.
Os itens de guloseimas e também decoração da mesa foram feitos pela Cristiane Carboni. Foram as caixinhas milk, choco milk, as bandeirolas do bolo e as caixinhas de pipoca. Na parede do parabéns a Cris fez as bandeirolas e completamos com balões no tema de princesa.
Descartáveis – Comprei os descartáveis da festa no Barracão da Festa que fica na Linha Verde. Tem um preço super atrativo e uma boa variedade de produtos. De lá comprei os pratos, copos, garfos, guardanapos, balões, potinhos para gelatina.
Lembrancinhas – Acabei dando dois itens como lembrança. Um deles foi o de higiene que veio no kit da festa. Um saquinho fofo com toalha de boca, escova e pasta de dente para cada uma das 5 meninas.
Outro foi uma camisola no tema das princesas. Comprei o tecido de malha por quilo e pedi para minha costureira fazer conforme o tamanho de cada uma das meninas. Ficaram muito fofas. Para complementar ainda demos uma coroa para cada uma das princesas.
Atividades durante a festa – Se você quer muito fazer uma festa do pijama precisa saber que a energia das crianças demora muito para acabar. Então planeje a festa dividindo ela por blocos.
Desenhos – Colocamos na sala onde estavam as cabanas desenhos passando na tv. O mais pedido foi Frozen. Elas cantaram, dançaram com a Elsa e a Ana.
Baú cheio de livros – Os livres conseguiram entreter elas durante um bom tempo. Uma alternativa super barata e educativa.
Caixa de brinquedos – das nossas crianças também ficaram em um dos cantos da sala. As meninas gastaram um bom tempo brincando.
Salão de Beleza – Aqui aproveitei a disposição e os dotes da tia Luana. Ela pintou a unha de todas as meninas. Foi o momento que elas mais curtiram.
Contação de histórias – Como sou atriz aproveitei para contar algumas histórias para as pequenas. Confesso que achei que iria ficar horas contando histórias, mas quando vi, todas estavam dormindo. Mais fácil impossível.
Brincar no quintal – No dia seguinte, pela manhã elas aproveitaram para brincar pelo quintal. Correr, andar de bicicleta, andar de balança, jogar bola. Tudo isso com a supervisão de algum adulto.
Primeiros Socorros – Quando se faz uma festa com tantas horas de duração é fundamental que se tenha um kit de primeiros socorros super à mão. Crianças são imprevisíveis e podem se machucar com coisas muito simples. (Veja o que aconteceu com a Raquel) Lembrando que se acontecer qualquer coisa com um dos convidados você realmente precisa ligar para os pais o mais rápido possível.
Cada vez mais eu me torno adepta de fazer festas em casa. Você tem um certo trabalho, mas vai ficando descolada a cada aniversário que organiza. Sempre o principal segredo é se organizar com certa antecedência. Outra dica que sempre dou é pedir para entregar os produtos em casa. Fazer os pedidos por telefone também facilita muito a vida das mães que além de organizar todo o evento ainda precisam dar atenção para os filhos.
Raquel gostou muito da festa. Gostou tanto que no dia seguinte falou “Mãe, a festa do pijama foi muito boa… mas agora eu quero uma festa de dia”… Se depender dela, faz aniversário toda semana.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…