Quando alguém diz que você está feia por causa da maternidade…

Hoje fui passear na casa de uma pessoa amiga. Cheguei toda animada com as crianças. E no meio do café a pessoa, que também é mãe, me disse:

“Credo, como você está feia com essas olheiras”!

Sim, eu ouvi “você está feia com essas olheiras”. Expliquei que as crianças ainda acordam no meio da noite e ela me disse “credo, os meus sempre dormiram a noite toda”. Falei já de saco cheio e pensando se que eu não devia ter ido fazer a tal visita, que os meus ainda acordam e eu como mãe tenho a obrigação de atender eles e cuidar do bem estar delas em primeiro lugar.

A pessoa me disse “mas credo, cuidar só de filho não é certo, precisa cuidar de você”. E eu disse que eles logo vão crescer e vou ter bastante tempo para cuidar de mim. 
E a pessoa não satisfeita ainda disse “daí vai ser tarde e seu marido não vai querer saber de você”. Nessa hora só falei o seguinte “o problema vai ser dele e não meu”.

Sabe, fico passada com esse tipo de comentário. De mãe que não sabe ter empatia com a maternidade alheia. De mãe que não sabe entender que para muitas é difícil dar ênfase para os cuidados com a própria beleza. De mãe que pensa que se não se cuidar o marido vai achar outra mulher.


É importante se cuidar?

Claro que sim. Eu tento ao máximo olhar para mim (parece que não tá resolvendo nada, se levar em consideração o comentário da minha amiga). Mas cuidar da gente para a gente e não para segurar homem. O cara que desprezar uma mulher em um momento em que ela se dedica mais aos filhos, com a desculpa que ela está feia, já vai tarde!

Esse tipo de pensamento e de cobrança com as mulheres que se tornaram mães é cruel. Cria sobre a figura da mãe o estigma de que ela não sabe nem ser boa mãe e nem mulher.

A maternidade não é uma ciência exata. Não tem como a gente cobrar os mesmos resultados sendo que as experiências são totalmente diversas.

Se essa amiga resolvesse ficar com meus filhos alguns dias por semana, certamente eu teria tempo para ir na academia, fazer as unhas, cuidar da pele e dos cabelos.

Mas a amiga, só sabe criticar.

Precisamos de apoio. De gente que esteja ao nosso lado para tornar essa fase mais leve e feliz!

Foto Paula Soares

#magicasdemae#maternidadefeliz#beautiful#beleza#filhos

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago