Quando estamos grávidas temos vontade de comprar todas as coisas fofas que vemos pela frente. Além da fofurice também caímos no papo de vendedores que nos dizem que tudo é fundamental para o enxoval do bebê.
Como somos mães de primeira viagem, acabamos acreditando na conversa e pasmem, quase todas as mamães que vão fazer o primeiro enxoval do bebê vão acabar comprando coisas que talvez nunca venham a utilizar.
Outro dia fiz uma lista com acessórios e móveis que eu usei para o enxoval do bebê e que eu considero importantes. É absolutamente normal que você não use todos eles, pois muitas vezes só vamos ver a real utilidade de muitas coisas, na prática.
Sapatos – Não compre uma imensidão de pares de sapatos para seu bebezinho que acaba de sair da barriga. Acredite, bebês não curtem quase nada nos pés. Não sei como eles conseguem, mas conseguem, tirar até as meias dos pés. O ideal é comprar poucos pares. Eles deixam mega rápido e provavelmente você vai perder alguns durante as saídas.
Roupas com botão, enfeites ou zíper – Morro de medo de coisas que possam vir a soltar da roupa de um bebê. Não recomendo botões, lantejoulas ou muitos frufrus nas roupas dos pequenos. Lembre que tudo que bebês pegam, levam direto para a boca. Outra coisa, é que eles podem ser desconfortáveis para os pequenos. Prefira roupas fáceis e práticas.
Saco para dormir – No enxoval da Raquel comprei um lindo para ela. Me pergunte quantas vezes eu usei. Acho que umas duas e nunca mais. Achei desconfortável. Pode ser que outras mamães tenham no seu enxoval do bebê e tenham amado. Mas eu em particular, não usei.
Faixa de umbigo – Comprei várias! Mesmo tendo lido antes que não são mais usadas eu banquei a cética e comprei. Não usei nenhuma delas. Hoje já sabemos que o umbigo não deve ficar pressionado como as pessoas acreditavam até pouco tempo atrás. Nada de faixas e muito menos moedas.
Faixa para cabelo ou presilhas – Quem tem menina sabe que elas ficam lindas com enfeites de cabelo. Mas lembre que os bebês não podem usar coisas que apertem a cabeça ou que venham a se soltar da faixa de cabelo. Se for usar faixas, prefira as de tecido de meia elástica e nunca use as que possuem peças pequenas que possam se soltar. Infelizmente aqui também vale a regra de que bebês colocam absolutamente tudo na boca, inclusive as presilhas. Todo cuidado é pouco!
Roupas Lindas mas desconfortáveis – Aqui vale a mesma ideia dos botões, zíper ou roupas apertadas, tecidos que possam causar alergias no bebê. Quanto mais simples e confortável melhor. Dê preferência para as roupas de algodão.
Capa de Chuva para Carrinho – Sempre fiquei com vontade de comprar. Vi algumas mães usando que me disseram que não curtiram muito na prática. Dificilmente você vai sair com seu bebê na chuva. Um produto sem muita utilidade.
Veja 12 Coisas Para Você Fazer Na Gravidez
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…
View Comments
Parabéns pelas dicas, escolher o enxoval certo é fundamental!
Olá, eu por acaso não comprei praticamente nada, porque minha bebe herdou tudo que foi da prima. Com isso uma imensidão de coisas que ela não usou e se eu hoje tivesse que fazer um enxoval nem me daria ao trabalho de lavar:
*Sapatos (ela só começou usar quando começou a por-se de pé, até então, só meias).
*Roupas em jeans (não usei nem uma das que tinha).
*Calças com botões imitando calças de adulto.
*Roupas com babados e frufrus (tornam-se incómodas).
*Colchas e outras coisas para enfeitar berço (só usei os protetores laterais).
*Mantas com babados e bordados.
*Fraldas de pano com pinturas e bordados (na hora da aflição a gente não vê que parte da fralda está usando para limpar a boca, o nariz ou o olho).
*Luvas (Só usei no primeiro dia no hospital, antes de lhe cortar as unhas - achava uma judiação tapar as mãozinhas dela e impedir-lhe de as por na boca). Até hoje, com 17 meses ela odeia luvas.
*Presilhas para chupeta (normalmente são compridas e a chupeta acaba por se arrastar no chão), fiz umas em fita e crochê mais curtas, mas sujam facilmente e tornam-se pouco práticas. Agora só uso uma, em plástico, curtinha em cor de rosa transparente, vai para todo o lado com qualquer roupa.
*Colheres para a papa. Só aproveitei uma das três que comprei, que é de silicone e foi bastante útil nas primeiras papas, além de molinha tinha um tamanho bom para a boca pequenina dela. Agora que já come tudo, come com colheres de chá ou de sobremesa, dispensando as plásticas que lhe comprei e ela nem gosta.
*... poderia continuar, mas a lista seria bem longa...