Meses atrás eu estava super preocupada com o desenvolvimento da fala do meu pequeno Samuel. Ele não falava quase nada. Estava com quase três anos e não tinha uma fala muito desenvolvida.
Eu ficava fazendo exercícios para ele falar, li sobre a fala em várias fontes e confesso que sim, eu estava bem ansiosa sobre o assunto.
No caso do Samuel, ele tinha amigdalas super grandes e por essa razão não conseguia dormir direito. Acordava várias vezes a noite e durante o dia estava irritado. As amigdalas grandes também impediam que ele se alimentasse direito. Resumindo ele passava o dia com sono e fome. Não tinha energia para brincar e se comunicar.
Depois de 1 mês da cirurgia o nosso pequeno começou a dormir. Ele hoje dorme a noite toda. E meninas, como num passe de mágica ele mudou completamente.
Samuel é outra criança. Dormir fez toda a diferença para a qualidade de vida dele. Ele hoje acorda super disposto e come muito bem durante o dia. É um menino cheio de energia e adivinhem? Passou a falar sem parar!
Claro que ainda não fala corretamente as palavras. Mas repete absolutamente tudo que você fala. Virou o novo tagarela da casa.
Antes as frases do Samuel eram de no máximo 3 palavras. Agora ele fala frases maiores e consegue formular questionamentos.
Samuel pergunta:
“Onde foi a mamãe, papai?”
” Eu quero a minha imã”
“Já é noite mamãe… é hola de domi”
“Eu tô com medo mamãe, da buxa”
“Eu tô com fome mamãe, quero bolacha”,
“minha mamãe, eu amo vochê”
E essas frases para mim são realmente uma grande vitória. Um avanço que merece ser comemorado. Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Vai depender dos estímulos que ela recebe, do meio em que vive e muitas vezes o desenvolvimento mais tardio ou lento da fala podem sim estar atrelado a problemas de saúde. Por isso, não devemos nunca comparar uma criança com a outra.
Cada criança tem suas particularidades e por isso um bom pediatra pode ajudar os pais a identificarem se o desenvolvimento da fala dos filhos está dentro do esperado ou se é preciso ficar alerta.
O texto anterior que fiz falando sobre a fala do bebê teve uma ótima resposta de mães e pais preocupados com o desenvolvimento dos seus pequenos. Por isso achei bem importante dividir com vocês o processo de desenvolvimento do Samuel.
Espero que tudo esteja correndo bem com os filhos de vocês. Conta pra mim como tem sido o desenvolvimento da fala por ai!
Beijos
Kely
Desenvolvimento da Fala – “Meu Filho Está Demorando Muito Para Falar”
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…