Você cuida do lado emocional do seu filho? Você realmente está atenta aos sinais que seu filho lhe dá diariamente?
Com a tragédia de Suzano fiquei pensando muito sobre como é fundamental cuidar do lado emocional dos nossos filhos. Hoje, muitas famílias não tem muito tempo para prestar atenção às crianças e adolescentes.
Vivemos na era digital em que celulares, tablets e vídeo games acabam substituindo o contato entre pais e filhos.
Pais chegam cansados do trabalho. Precisam dar conta da rotina da casa. E alguns acabam sucumbindo aos recursos da tecnologia para conseguir descansar um pouco ou ter tempo para fazer os afazeres sem ser interrompido pelos filhos.
A tecnologia é ótima, quando bem utilizada! Mas também pode causar sérios danos para toda a família.
Não dá para substituir contato por televisão ou jogos. Não dá para substituir brincadeiras por telas. Não dá para substituir conversa por canais de youtubrs.
É preciso estar de olho no desenvolvimento de um filho.
Se você não cuidar dos dentinhos do seu filho, ele vai ter uma cárie. Se você não tratar a cárie ele vai sentir dor. Se você não tratar a dor do dente causada pela cárie ele vai perder o dente.
E no campo emocional de uma criança as coisas funcionam com a mesma lógica. Se você tem tempo para tudo. Se tudo é importante e te falta tempo para prestar atenção aos filhos, alguma coisa vai sair dos eixos.
Crianças precisam se sentir amadas. Saber que pai e mãe se preocupam com ela. É preciso ter tempo para educar um filho. Nem estou falando de quantidade, mas de ter tempo realmente voltado para os filhos.
Descobrir o que de fato se passa com nossos filhos pode requerer muito tato e atenção.
Muitas vezes eles não falam por achar que a gente não vai achar importante. Muitas vezes não conversam por que nós não temos o hábito de interagir com eles. É preciso conversar!
É preciso saber o que eles sentem e dar valor a esses sentimentos. Ajudar eles a lidarem com suas frustrações, medos, raivas, tristezas.
Crianças são esponjas que absorvem tudo do mundo ao seu redor.
Nossa função como pais é amar, é proteger e educar também. Ensinar elas a se sentirem confiantes e preparadas para reagir quando algo de ruim acontece.
Se você estiver atento de verdade ao que se passa com seu filho vai ser muito fácil mostrar a ele como se defender nas adversidades do mundo.
O lado emocional de uma criança se constrói no dia a dia com muita dedicação, orientação e disposição a entender o que de fato se passa na cabeça e no coração do seu filho.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…