Quando eu era criança, tinha um vizinho que tinha diabetes e por conta das complicações com a doença veio a desenvolver trombose. Lembro que a história dele foi bem triste. Acho que ele me deixou bem impressionada. Sempre pensava comigo “que medo de ter trombose”.
O fato é que anos mais tarde, comecei a usar anticoncepcional. Depois de 10 meses fui parar no hospital com trombose venosa profunda – TVP e um quadro de embolia pulmonar.
Fiz muitos exames! E nada que explicasse de fato o motivo que me levou a ter a doença. A explicação mais plausível era o uso do anticoncepcional.
Lembro de eu indagar meu cardiovascular algum tempo depois sobre fazer mais exames para descobrir a causa. Eu já tinha feito fator V de Leiden, gene da protrombina, vitamina S, Vitamina C e mais alguns que eu realmente não lembro o nome agora. A resposta que ele me deu foi que existem muitas possibilidades para a causa da trombose, algumas que a própria medicina desconhece.
Depois de muitos anos, durante a segunda gestação, mesmo fazendo uso de clexane (enoxoparina sódica) eu voltei a ter uma trombose no final da gestação. Meses mais tarde investigamos novamente. Fiz uma angiografia e descobrimos que o motivo que me leva a ter trombose é a Síndrome de May Thurner ou Síndrome de CoKett.
E o que é essa tal de Síndrome de May Thurner?
Falando de maneira bem coloquial é quando a veia ilíaca esquerda é comprimida pela artéria comum e pela coluna lombar. A veia sofre um estreitamento fazendo com que o fluxo do sangue diminua nesta região e acabe formando coágulos.
E existe tratamento para isso? Foi o que perguntei para o meu cardiovascular e endovascular. A resposta é sim!
Vou passar por um procedimento em breve. Vamos fazer a colocação de um stent através de um cateterismo.
As perspectivas são ótimas! A intenção é que a minha qualidade de vida melhore. E estou também prevenindo para que a saúde das minhas pernas não venha a piorar em um período curto de tempo. Caso eu não faça o procedimento corro o risco de vir a desenvolver uceras na perna, em um período próximo. E tudo que eu não quero é enfrentar mais dificuldades por conta da trombose.
Claro que qualquer procedimento que você faça dá um certo medinho. Mas o que mais quero é estar muito bem de saúde para cuidar dos meus filhos que ainda são crianças. Aquela história: quero estar muito bem para ver eles crescerem e virarem pessoas independentes e felizes!
Se você tem trombose e nunca descobriu o motivo para isso, pergunte ao seu cardiovascular da Síndrome de Thurmer. Pode ser que seja possível fazer um tratamento adequado que venha a te ajudar a ter saúde.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…