Eu não deixo meus filhos chorarem. Acredito que carinho e colo vão fazer a diferença para o bem estar dos meus filhos.
Eu sou uma mãe adepta da teoria de que deixar o bebê chorando não vai resolver o problema. Vai piorar!
Várias vezes quando meus filhos eram ainda recém nascidos eu ouvia de pessoas coisas como “Deixe esse bebê chorando, vai fazer bem para os pulmões” “Não dê colo e deixe chorar para ele aprender a dormir sozinho” Deixe ele chorar para aprender a ser homem”
Acho todas as afirmações totalmente sem noção. Não consigo aplicar nenhuma delas na educação que escolhi dar para os meus filhos.
Se o bebê chora é porque está tentando dizer algo para você. Alguma coisa não está legal. Bebês choram quando sentem fome, frio, calor, estão sujos, estão com saudades da mãe, estão com medo ou dor.
Bebês não choram porque são mimados! Chorar não vai fazer do seu filho uma pessoa mais forte. Vai apenas aumentar a ansiedade da criança.
Todos nós, quando choramos estamos expressando o que sentimos. Imagine que você está chorando por ter ficado presa dentro do elevador. Você está com medo. Tudo que você mais quer é que alguém venha te tirar dali. Que peguem na sua mãe e digam, “Pronto, já passou, agora vai ficar tudo bem”. Você não quer que as pessoas te repreendam por estar chorando e que ignorem que você está em apuros.
Bebês e crianças também querem ser amparados. Tudo que um bebê mais quer é que a mãe ou alguém próximo lhe dê atenção. Diga para ele que tudo vai ficar bem. Que Mamãe está por perto. Várias vezes minha filha chorava quando eu saia de perto dela. Ela não gostava de ficar sozinha. Nem queria o colo e sim a companhia. Para que ela ficasse feliz bastava que eu levasse ela para perto de mim.
Quando Raquel era pequena eu inventei de seguir a tal dica de deixar ela no berço chorando para dormir. Ela tinha dez meses. Com cinco minutos de choro desesperado ela escalou o berço e caiu um baita tombo. Resolveu deixar chorando? Ela chorou ainda mais e eu me senti culpada por ela ter caído.
Quando meu filho não dormia a noite e acordava umas 10 vezes chorando durante a noite todos me diziam “Deixe esse menino chorar, assim ele vai aprender a dormir sozinho”. Escutei até que ele chorava para chamar minha atenção pois sentia minha falta durante o dia, já que eu havia voltado a trabalhar. Depois de mais de 7 meses com nosso querido bebê chorando muito descobrimos que ele estava doentinho. Que chorava por dor! DOR! Sim, ele desejava a minha atenção, pois sabia que era apenas um adulto que poderia aliviar o que ele estava sentindo.
Bebês não conseguem expressar seus sentimentos quando ainda são muito pequenos. Geralmente a criança vai entender melhor a dinâmica das coisas quando estiver um pouco maior.
Então, por mais que me critiquem, vou seguir meu coração sempre. Vou fazer questão de dar colo. Vou fazer questão de amparar meus filhos para que eles saibam que podem sempre contar comigo.
Vou dar amor em forma de ações. Não consigo ouvir meus filhos sofrerem de tanto chorar.
Meus filhos choram para chamar minha atençãpo também. Eles choram por birras. E o que eu posso dizer sobre esse choro? Posso dizer que é um assunto bem rico para um novo post.
Leia também 6 Benefícios do Colo
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…