Bebês e Crianças

Banho do Bebê – Banho de Balde

Eu já ouvi diversas mães de primeira viagem relatando sobre o verdadeiro pavor de dar os primeiros banhos em seus bebês.  Como eu já havia ajudado a cuidar de perto da minha sobrinha, nunca fiquei com medo de dar banho nos meus próprios filhos… Pelo menos não o banho tradicional de banheira.

Quando engravidei percebi que começava a tomar força o movimento pelo banho de balde.  A primeira vez que vi um vídeo de um bebezinho de dias tomando banho no balde, vulgo ofurô, simplesmente me encantei. Junto com meu encantamento veio também um certo receio: como um bebê vai ficar confortável dentro de um espaço minusculo? Como vou conseguir dar banho sem afogar meu pequeno? Meu Deus, que medo!

Meus filhos amam tomar banho de balde.

Fui atrás de mais informação. Descobri que bebês amam o balde por um motivo bem simples: eles se sentem seguros em um espaço menor que simula o útero materno.  

É preciso lembrar que os nossos pequenos passaram cerca de 40 semanas dentro da barriga da mãe envoltos em água e no mais puro aconchego da barriga materna. De repente estão em um mundo totalmente novo e por vezes se assustam com a forma que nós os tratamos aqui.  Eu fiquei meio chocada certa vez, quando vi a forma como as enfermeiras dão o primeiro banho no recém nascido. Muitas vezes o que vemos é um banho sem nenhum tipo de acolhimento ou carinho, apenas um ato de praxe. Por isso muitas vezes bebês se apavoram com banhos de banheira, justamente por se sentirem inseguros num espaço tão grande em que seus corpos não tem a capacidade ainda de se aconchegar.

Raquel teve seu primeiro banho de balde com um mês de vida. Fiquei me enchendo de coragem para encarar o balde. Para minha satisfação, a pequena dormia tomando banho. Eu mesclava banhos de balde e banheira. Raquel super se adaptou aos banhos com balde, mas como ela é uma criança grande, o balde foi ficando pequeno. Já vi alguns modelos maiores de uma marca super conhecida do ramo, mas confesso que acho o valor do produto muito elevado. 

O balde que usei para a Quel é um modelo mais simples, no entanto, super resistente e com um preço bem acessível. Você pode encontrar ele na internet por 39,99 reais.

Quando Samuel nasceu eu utilizei o mesmo balde para o pequeno. Com pouco mais de 10 dias ele já tomava banhos relaxantes. A reação foi a mesma. Bebê super relaxado e vira e mexe dormindo tranquilo dentro da água. 

Para você dar um banho de balde algumas precauções são necessárias: 
  • Deixe o balde em um local firme. Evite deixar em locais altos. 
  • Coloque água que vá até o peito do bebê apenas. Lembre que a água vai subir quando você colocar o pequeno dentro do balde.
  • Jamais deixe seu bebê sozinho no balde. Eles podem se afogar ou virar o balde.
  • Nos primeiros meses, você sempre vai segurar o bebê pela cabeça. 
  • Coloque uma fraldinha para que o bebê se sinta mais confortável dentro da água,
  • Chá de camomila ajuda a relaxar. Você pode fazer um chá e misturar dentro da água do banho.
  • Deixe uma música de fundo para auxiliar seu bebê no relaxamento.
  • Não se preocupe em fazer peripécias para conseguir lavar todas as partes do corpo do bebê. 
  • Fique atenta com a temperatura da água! Não coloque o bebê dentro antes de avaliar a temperatura e cuidado para não deixar a água esfriar com o bebê lá dentro.
  • Fique calma e aproveite o momento!

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago