Alimentação Infantil

Utilidade Materna – Bebês Precisam Tomar Água Antes dos 6 Meses?

Essa era uma pergunta que eu achava que sabia a resposta!

Na minha casa nem eu e nem meus irmãos fomos amamentados no peito. A minha sobrinha que eu ajudei a cuidar quando era bebê também não mamou no peito. Para mim era natural que os bebês tomassem água ou chás.

Quando engravidei e comecei a estudar mais sobre os cuidados com o recém nascido, percebi que em todas as matérias ou palestras o recomendado era que bebês deveriam mamar somente no peito e que sendo assim não precisam ingerir nenhum outro líquido ou alimento até completarem 6 meses de idade.

A verdade é que o leite materno é o alimento mais completo para os bebês. Nosso leite é capaz de matar a fome e também a sede dos nossos pequenos. E com meus dois filhos segui a risca no que diz respeito a não dar nenhum outro tipo de líquido para eles.

Notei que nos dias de muito calor o que acontecia era que eles pediam mais o peito. Não estavam com fome e sim com sede. Nunca ficaram desidratados por mamar somente no peito.

Mas se o bebê por algum motivo precisar fazer uso da fórmula, aí sim, a situação é outra. A maior parte das fórmulas contém sódio e isso eleva a sensação de sede do bebê. Nestes casos é recomendado que seja dada uma certa quantidade para que ele fique bem hidratado e mate a sede. O tanto de água que deve ser oferecido para a criança deve ser orientado pelo pediatra.

Se o bebê mama no peito e também a mama na mamadeira é orientado que seja observado o número de mamadeiras que ela usufrui no dia. Se ele fizer uso de uma ou duas mamadeiras no dia e mamar mais no peito não é necessário introduzir água ou chá para a criança. Caso ela mame mais mamadeiras do que o peito é bom conversar com o pediatra para ver a quantidade adequada para cada criança.

Após os 6 meses de vida a criança pode tomar água e outros líquidos. É bom sempre lembrar que o estômago dos bebês é pequeno e por isso deve se evitar dar água perto das refeições para não prejudicar a digestão deles.

Voltando ao começo do texto, sempre vi as pessoas da minha família dando chazinhos ou aguá para os bebês recém nascidos. E posso garantir que ouvi muitos comentários que me diziam direto “Esse bebê vai ficar com sede” “Dá uma chazinho para as cólicas”. O importante é você sempre estar bem informada e ignorar os palpites por melhor que eles possam parecer!

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

1 semana ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

1 semana ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

1 ano ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago