Quem vem nos acompanhando por aqui e nas redes sociais (Se você não segue ainda, aproveita e se inscreve) sabe da luta que tem sido fazer Samuel ficar na escola.
Foram mais de 4 semanas com Samuel lutando contra a escola. Todos os dias era uma choradeira sem fim para colocar a roupa… para ir caminhando para a escola… para entrar na sala!
Passamos por dias bem tensos. Teve choro, teve criança se jogando no chão, teve ele tentando furar meu olho… tentando me bater… abrindo as pernas e braços e se segurando na porta para não entrar na sala. Foram vários os dias em que eu saí com o meu coração apertado e me segurando para não chorar.
Por vezes eu tive vontade de voltar e pegar no colo e levar comigo.
Recebi muitas mensagens de apoio e várias dicas de como interagir com Samuel para que ele aceitasse melhor a ideia de ir para a escola. Por vezes me disseram “Você não pode mostrar insegurança para ele” e podem acreditar, eu me fazia de super forte.
Na semana passada, ele sempre me perguntava “Hoje tem escola nova”? Respondia que sim e ele já começava a reclamar e choramingar “Eu não quero… só mamãe”! Fui explicando que não dava para ficar com a mamãe mas que a escola era muito legal. Comecei a ser mais prática para as conversas sobre o assunto. Na hora de vestir o uniforme ele não queria e começava uma guerra com “não quero roupa da escola” e então eu dizia “Então vai ficar só de cueca” e deixava ele reclamando. Depois de uns cinco minutos lá ia eu tentar novamente e ele aceitava.
Na hora de sair eu institui que ele iria de cavalinho (isso mesmo nas minhas costas) e que eu e ele iríamos chegar antes na escola. E no primeiro dia que fiz isso, cheguei na escola esbaforida e quando tirei ele das minhas costas para pegar no colo, ele saiu correndo com Raquel e entraram na sala. Ele não olhou para trás. Simplesmente entrou e eu dei um tchau de longe para a professora.
Neste dia quando ele chegou em casa falei para ele “Parabéns filho! Você entrou sem chorar. Mamãe ficou muito feliz” e vi que ele se sentiu orgulhoso pelo elogio. No dia seguinte eu fiz a mesma brincadeira e ele me disse “Mais um dia de escola mamãe” e entrou novamente sem chorar. E hoje completamos 5 dias sem nenhum escândalo na porta da escola ou choro desesperado. Nada de gritos ou chutes. E todos os dias eu elogio e abraço muito dizendo que estamos felizes com a escola nova.
Confesso que me sinto realmente aliviada e extremamente feliz de ver que aos poucos ele vai evoluindo e entendendo melhor a rotina das coisas. É como se ele estivesse perdendo o medo e se sentindo cada dia mais em casa.
Se o seu filho ainda está tendo dificuldades com a adaptação escolar, tenha paciência! Observe bem a dinâmica da rotina e em qual momento ele se nega a ir para a escola. Muitas vezes é em um detalhe que você vai conseguir “dobrar” ele e fazer ele ir sem estresse.
Dedos cruzados para que tudo continue indo bem por aqui e muita sorte para todas as mamães que passam pelo mesmo que eu já passei!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…