Reflexões sobre maternidade

Você Não Precisa Ser Uma Boa Mãe Para os Outros – Quem Importa São Seus Filhos

Precisamos nos empoderar como mães! 

Outro dia ouvi que a cupa da minha filha ficar doente era minha. No restaurante do hospital escutei uma mulher da mesa ao lado dizer para a outra “Meu Deus, a criança brincando no chão do hospital e a mulher no celular, por isso que o filho está doente”. Teve mais um ser iluminado que disse para uma colega minha “Se você não trabalhasse fora, seu filho seria uma criança melhor”. 

Certamente você já ouviu muitos comentários acusatórios contra a figura de uma mãe. Não importa o que de fato aconteceu, é como se tudo que acontece de ruim na vida de um filho fosse responsabilidade somente da mãe. 

Por muito tempo eu ouvia esses palpites, criticas e julgamentos e pensava “sou uma péssima mãe” ou “a culpa por tudo de ruim é minha”. 

Comecei a ver que cada vez que eu me sentia culpada, eu me tornava uma mãe pior. Pois a responsabilidade por determinadas coisas não era minha. 

Sim, algumas coisas acontecem quando nos distraímos. Quando vamos fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Mas essas culpas nós mesmas sabemos quais são e admitimos para nós. Mas algumas coisas simplesmente acontecem. Não tem como a gente prever. 

Minha filha sempre tomou todas as vacinas. Certa vez pegou meningite. E no meio a todo o sofrimento que estávamos passando alguém disse “se você não tivesse voltado a trabalhar, nada disso teria acontecido”. Ela havia tomado todas as vacinas. Eu fiz tudo que estava ao meu alcance para proteger a minha filha, mas mesmo assim, ela ficou doente. Depois de 6 anos, descobrimos que nossa pequena tem imunodeficiência, ou seja, as vacinas não pegaram nela. E alguém voltou a me dizer “E você nunca percebeu isso”?

O fato é que existem muitas pessoas no mundo que não sentem empatia pela sua história. Não estão interessados em saber o que de fato acontece na sua vida. Quais são as suas dificuldades. 

É mais fácil olhar de fora e acusar. Apontar o dedo. 

Então, não entre neste jogo. Se permita viver a sua maternidade. Quanto mais leve o mundo for a sua volta, mais centrada no que importa você estará!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago