Categories: Mamãe

Meu Filho Precisa Tomar a Vacina Contra a Febre Amarela?

Logo estaremos de férias e vamos viajar para Goiânia. A cidade é uma das muitas no Brasil que é considerada área de risco da febre amarela e que o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra a febre amarela.

A vacina da febre amarela é de duas doses. Eu e meu marido já tomamos a vacina há mais de 10 anos e fomos tomar a segunda dose. Já os meus filhos não tinham tomado.

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada pelo SUS para bebês a partir dos 9 meses de vida. É preciso que as crianças tomem o reforço ao completar 4 anos. Aqui em Curitiba a vacinação contra a febre amarela passou a fazer parte do calendário de vacinas obrigatórias. há pouco tempo. Os meus dois pequenos não haviam tomado a vacina contra a febre amarela porque na época não estava prevista no calendário.

Eu confesso que quando comecei a ouvir os relatos sobre os casos de febre amarela em Minas Gerais fiquei com um certo pavor. Pensei logo nas crianças: Deus me livre se elas pegam ou Deus me livre se eu pego e fico doente sem poder cuidar dos pequenos.  Conversei com os pediatras dos pequenos que recomendaram fazer a vacina contra a febre amarela neles também, visto que vamos todos para uma área de risco.

Veja quando Minha Filha Pegou meningite

Para minha grande surpresa descobri que muitas cidades no Brasil também fazem parte de áreas de risco. Isso mesmo, não era apenas Minas Gerais. Inclusive Lages onde minha família mora é uma das cidades que tem a recomendação da vacina. Minha sobrinha, Sarah de 2 anos tomou a vacina já com os 9 meses. 

A febre amarela que vem causando mortes é do tipo silvestre, ou seja, são casos registrados em regiões rurais ou de mata, transmitidos pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes.

O vírus não é transmitido de pessoa para pessoa. Você não vai pegar febre amarela de alguém que já está com a doença. Apenas o mosquito é capaz de transmitir a doença.

Quais os Sintomas da febre Amarela?

Febre repentina, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas, vômito, dores no corpo, fadiga e fraqueza. 

Se você apresentar estes sintomas e faz parte das áreas de risco, procure uma unidade de saúde! Não se auto medique, principalmente com ASS e aspirina que podem provocar um quadro hemorrágico. 

Foto Ministério da Saúde

A vacina contra a febre amarela é subcutânea e eu não senti nada. Claro que as crianças choraram um pouco na hora de fazer. Mas realmente ela é super tranquila. 

è importante lembrar que a vacina não é recomendada para pessoas com menos de 9 meses de vida, gestantes, mulheres que estão amamentando bebês com menos de 6 meses, idosos com mais de 60 anos, pessoas em tratamento contra o câncer e pessoas imunodeprimidas. Nestes casos somente o médico poderá autorizar a realização da vacina.

Você pode encontrar várias respostas para suas dúvidas no site do Ministério da Saúde. O pediatra do seu filho também poderá esclarecer qualquer dúvida pertinente ao seu filho!

Lista de cidades para vacina contra Febre Amarela

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago