Infelizmente enfrentamos novamente um surto de febre amarela em algumas regiões do Brasil.
Nós, aqui de casa, tomamos a vacina no ano passado. Lembro que todos levamos a picada contra a doença por conta de uma viagem que fizemos na época para uma região de risco perto de Goiânia.
O fato é que se você se encontra em uma região considerada de risco ou pretende viajar para uma delas, é importante que se proteja contra a doença.
A vacina é em duas doses. A primeira tem validade de 10 anos e depois de tomar a segunda dose você já estará imunizado contra a febre amarela.
Veja abaixo quem NÃO pode tomar a vacina contra a febre amarela sem antes conversar com um médico.
1 – Pessoas com alergia ao ovo – aqui vale conversar com o pediatra do seu filho ou com o seu médico. Samuel e Raquel tem alergia ao ovo. No entanto a reação deles é com relação ao ovo puro. Vimos que valeria a pena arriscar uma possível reação e fazer a vacina para que ficassem imunizados contra a doença. Nenhum dos dois teve nenhuma reação à vacina por conta disso. Mas saliento a importância de conversar com um médico que conheça bem o seu histórico.
2 – Mulheres grávidas! Não importa a fase da gestação. Mulheres gestantes seja do 1 ao 9 mês não podem fazer a vacina. Se a mulher estiver em um região de epidemia, o médico irá analisar a situação.
3 – Mulheres que estão amamentando bebês até 9 meses – A mulher que caso precise tomar a vacina mesmo amamentando, deve suspender a amamentação por um período de 10 dias. Neste período deve continuar retirando o leite e descantando o mesmo. Profissionais das unidades de saúde podem orientar a mulher a como agir neste período.
4 – Pacientes de radioterapia e quimioterapia.
5 – Pacientes que fazem tratamento com corticoides – Confesso que aqui a gente não sabia dessa restrição. Meu marido usa bombinhas contra a asma que possuem corticoide e fizemos a vacina mesmo assim. Vale conversar com o médico responsável. Depois que soubemos ficamos apreensivos com a possibilidade de que algo pudesse ter ocorrido.
6 – Pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores.
7 – Pacientes portadores de doenças autoimunes.
8 – Bebês com menos de 9 meses.
9 – Pacientes que já tomaram a vacina anteriormente – aqui vale ressaltar o número de doses da vacina e o tempo que elas valem.
10 – Pacientes portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.
11 – Pacientes portadores de HIV-AIDS
12 – Pessoas que tomaram a vacina e que desejam doar sangue devem saber que só poderão fazer a doação após o período de 4 semanas após ter tomado a mesma.
### informações retiradas do site no Ministério da Saúde
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…