Uma das minhas maiores dúvidas enquanto estava grávida, era como eu iria cuidar do umbigo do bebê.
Eu lembro das mulheres da minha família sempre muito preocupadas com o umbigo dos bebês. Sempre ouvia falar que era necessário prender bem o umbigo com uma faixa ou colocar uma moeda sobre o umbigo para que ele não ficasse saltado.
Achava que essas histórias eram verdadeiras. Que era necessário pressionar o umbigo do bebê para que ele não ficasse feio. Outra coisa muito repetida pelas mulheres do meu convívio era que não deveríamos deixar o bebê chorar para não forçar o umbigo para fora.
Então, chegou a minha vez de encarar os tratos com o umbigo de um bebê recém nascido. Eu cheguei até a comprar as faixinhas para colocar na minha bebê, mas depois de um pouco mais de informação percebi que tudo que eu ouvia não era mais aplicado. E muitos produtos que a gente compra no enxoval do bebê acabamos nem usando.
Os cuidados com o umbigo (coto umbilical) do recém nascido são simples e não envolvem moeda e nem amarrações. Segui as orientações recebidas na maternidade e adivinhem: o umbigo dos meus dois bebês ficaram perfeitos!
Na verdade o uso de moedas e faixas acabam sendo prejudiciais para o bebê. Ele vai ter maiores dificuldades para dormir e mamar por exemplo.
O umbigo do bebê é na verdade um pedaço do cordão umbilical que ligava ele ao corpo da mãe. Quando nasce o cordão é cortado e resta então o coto umbilical. Esse pedaço que fica vai com o decorrer dos dias secar e cair. O processo de queda do umbigo leva entre 7 e 21 dias.
A higienização do umbigo deve ser feita durante o banho do bebê com o uso de água e sabonete líquido. Após o banho a região deve ser limpa com álcool 70% e seca com gaze. É importante não fazer pressão na região. Faça tudo com cuidado.
Aproveite as trocas de fraldas para higienizar o local com álcool 70%. Passe o cotonete com álcool através de movimentos circulares. Seque bem a região com a gaze. Faça essa limpeza umas 3 vezes ao dia.
O umbigo precisa ficar limpo e seco para evitar infecções. O umbigo pode cair até o 21 dia após o nascimento do bebê. Caso demore mais do que isso, é bom conversar com o pediatra.
Quanto mais tempo a região ficar arejada mais rapidamente ela irá secar e cair. Por isso é bom você não colocar a fralda sobre o umbigo. Eu lembro que as fraldas dos meus bebês eram muito grandes quando eles nasceram, então eu dobrava a ponta delas para não correr o risco de enroscarem no umbigo.
É normal você notar uma sujeirinha com sangue na região. Importante também lembrar que a limpeza do umbigo, quando feita com delicadeza, não gera dor.
O umbigo da Raquel caiu literalmente! O marido Truques de Pai foi pegar ela no colo e ouviu algo cair no chão. Quando notamos era o umbigo da pequena que havia se soltado com 10 dias. O do Samuel caiu com 17 durante o banho. Lembre-se que o umbigo do bebê deve cair normalmente. Você não precisa ficar puxando para ver se ele vai soltar.
Caso note mal cheiro na região, vermelhidão em torno do umbigo, muito sangue, sinal de febre ou dor na região do umbigo entre em contato com o pediatra.
Você sabia que seu filho precisa fazer o teste da linguinha?
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…