Se você vai ter um filho, não espere nada de ninguém!

Isso mesmo! Conte apenas com você e se o pai do seu filho for um cara bacana que está nesta jornada com você, pode contar com ele também.

Antes de eu engravidar imaginava que quando meus filhos chegassem todos aqueles que nós amamos, estariam presentes na nossa vida.

Seriam pessoas com as quais

poderíamos contar para o que der e vier.

As pessoas que eu e o marido amamos continuam sendo as mesmas. Continuamos amando elas. Mas hoje percebo que amor não quer dizer que estas pessoas terão um envolvimento profundo na sua vida com filhos.

Quando as crianças realmente chegaram percebi que a jornada seria minha e do meu marido. Que não podemos contar com os demais.

Vou explicar melhor.

Minha sogra que era super vó coruja e que nos ajudava muito, veio a falecer. Ficamos sem o apoio dela.

O que você chama de apoio Kely? Me refiro a alguém que pode ficar uma vez ou outra com seu filho quando ele fica doentinho, pega férias, você precisa viajar a trabalho, quer dar uma saidinha com o marido. Alguém que quando você mãe, fica doente, pode tomar conta do seu filho por você.

Pois é, minha sogra foi morar no céu, meu sogro mudou para a praia, meus pais moram a 400 km, os tios trabalham o dia todo…

Entenderam? Não dá para achar que você vai ter alguém disponível para te socorrer na hora em que você mais precisar. Muitas vezes as pessoas vão querer te amparar nos maus momentos, mas não vão conseguir.

O mundo não tem muita empatia com as durezas da vida materna. Infelizmente quase todas as pessoas que poderiam ser a sua mão direito nos momentos mais delicados, precisam trabalhar, estudar ou estão muito longe de você.

Ah, e algumas pessoas que você ama de coração e que também te amam simplesmente não curtem o lance de ter crianças pequenas por perto. Não é nada pessoal contra você ou seus filhos, é apenas algo muito pertinente da vida daquela pessoa.

Outro dia fiz um desabafo sobre minhas angústias com relação as férias dos meus filhos. Eu tenho 1 mês de férias. Meu marido 1 mês. Mesmo se pegarmos férias separadas para ficar com as crianças, as contas não fechariam. Precisamos recorrer a mais uma colônia de férias ou contratar alguém para ficar com os pequenos no período que a escola está fechada.

No nosso caso não temos familiares que consigam ficar com as crianças durante a semana para que nós, pais possamos trabalhar.

Essa dura realidade me fez refletir sobre as expectativas que depositamos sobre as pessoas. Um filho é responsabilidade exclusiva dos pais. Você tem que estar preparada para enfrentar qualquer realidade sozinha. Sem depender de outras pessoas.

 Um filho é responsabilidade

exclusiva dos pais

Acho que a partir do momento que você se prepara para dar conta de tudo sozinha, a vida fica mais fácil, pois se no caminho alguém aparecer para lhe dar uma mão, você estará no lucro. As pessoas podem amar você e seus filhos, mas realmente não são obrigadas a cuidar deles para você. Se um tio, uma avó que ama muito seus filhos puder lhe ajudar, todos sairão no lucro e você não se sentirá triste ou magoada caso eles não possam te auxiliar.

Se prepare financeiramente e emocionalmente para enfrentar desafios como “e agora, o que eu faço sem uma rede de apoio”?

Se prepare financeiramente e emocionalmente

No nosso caso, a escola é nossa maior aliada. Nossos filhos ficam em período integral e muitas vezes acabam ficando também nas colônias de férias.

Outra opção muito utilizada pelas mães e pais que precisam trabalhar fora é deixar os filhos sobre os cuidados de uma pessoa de confiança que são remuneradas para isso.

Tenha em mente que a pessoa mais importante da sua vida é seu filho. Que você terá que dar um jeito para conseguir cuidar dele. E tenho certeza que sim, você vai conseguir. Pode parecer mega difícil em alguns momentos da jornada, mas com paciência e um pouco de organização você vai conseguir.

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

1 ano ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago