Bebês e Crianças

O tédio é importante para as crianças!

O mundo está em quarentena por conta do coronavírus. As mães estão em casa fazendo home office. As crianças estão em casa e querem gastar suas energias.

Várias mães me disseram: “Eu não consigo inventar um monte de atividades criativas e diferentes todos os dias da quarentena para distrair as crianças”! ou “Vejo um monte de gente fazendo um mundo de atividades criativas com as crianças na internet… mas eu não consigo!”

Eu aqui em casa, geralmente consigo fazer uma ou outra coisa nova… Ontem fiz uma amarelinha com fita crepe na calçada de casa. Ensaiei fazer uma caixa maluca para brincar de contar história com eles, mas ela está parada em cima da mesa esperando que eu a prepare para a brincadeira.

Não tenho conseguido conciliar o trabalho home office e inventar coisas diferentes a todo momento.

E ao mesmo tempo que  acho que preciso fazer algo para passar essa quarentena do coronavírus com as crianças, também paro para pensar que preciso dar um espaço para que meus filhos fiquem entediados. Que não façam absolutamente nada em alguns momentos do dia.

E apesar das crianças terem energia de sobra, elas também precisam aprender a lidar com a energia delas sem que alguém esteja conduzindo tudo para elas. Ter momentos sem ter o que fazer também vai ser produtivo e importante para a criançada.

“Ah, mas elas vão ficar entediadas”!

E se ficarem, qual o problema? Estamos falando de um tempo com o tédio… Não estamos falando em deixar as crianças jogadas em um canto sem fazer nada o tempo todo. Quando uma criança sente tédio, ela tem a chance de exercitar a imaginação. Tem a oportunidade de dar asas aos seus pensamentos. É geralmente nesses momentos que elas inventam brincadeiras novas, criam novos brinquedos, inventam desenhos diferentes, tomam gosto pela leitura, começam a escrever pequenas histórias.

Não se culpe se o seu filho estiver com tédio. Mostre que ele pode ler um livro, ouvir música, dormir, olhar para o teto…

Logo isso tudo vai passar e ele vai entender o sentido do tédio.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago