Sono do Bebê

11 Passos Importantes Para o Sucesso do Sono Do Seu Filho

O sono do seu filho que pode ser bebê ou uma criança pequena nem sempre é uma ciência exata. Muitas mães, não sabem o que é enfrentar noites a fio com o filho no dorme e acorda. Mas muitas outras sofrem com o filho que não consegue ter uma noite de sono tranquila. 

Muitos são os fatores que interferem no bom andamento do sono do bebê ou da criança. Veja alguns pontos que podem te auxiliar a dar ao seu filho uma noite tranquila de sono.

1 – Faça do sono do seu filho uma prioridade – o sono é fundamental para o desenvolvimento da criança.  Ela precisa dormir bem para se desenvolver física e neurologicamente. Aqui em casa passamos um ano inteiro sem dormir. Samuel acordava de hora em hora e começou a perder peso com o tempo. Ele vivia cansado e tenho certeza que isso prejudicou ele no quesito desenvolvimento. Depois que voltou a dormir, ele deu um salto em todos os sentidos. 

2- Receba a luz verde – verificar se a criança não possui nenhum problema de saúde como apneia do sono, refluxo ou alergias é fundamental para que você possa ter certeza se p problema do seu filho é caso para tratamento ou se é apenas adaptação de hábitos saudáveis para dormir. Esse um ano do Samuel, foi um verdadeiro corre corre em médicos e mais médicos. Descobrimos que o que provocava as noites mal dormidas dele eram a adenoide e as amígdalas. Depois que tratamos esses fatores, ele passou a ter uma noite de sono muito mais tranquila. 

3 – Saiba o quanto o bebê precisa dormir –  Muitas vezes achamos que uma criança de 2 anos precisa dormir o mesmo que um recém nascido. Veja a tabela abaixo da Sociedade Brasileira de pediatria com as horas de sono recomendadas para cada idade. (Lembrando que nem sempre isso é uma regra. Sempre bom conversar com o pediatra do seu filho se você achar que algo está muito estranho)
 
4 – Crie um registro com as anotações dos padrões de sono do seu filho –  Comece a observar os momentos que ele mais acorda e suas atitudes nestas acordadas. Ter tudo anotado vai ajudar você entender o que acontece com o seu filho. Esse tipo de diário auxilia os médicos a fazerem um estudo mais preciso sobre o sono do seu pequeno. É uma forma de saber se os responsáveis pela criança, estão tendo uma atitude adequada nos momentos em que o bebê desperta.
5 – Crie uma rotina – nada de agitação, açúcar ou brincadeiras que despertem a criança no período da noite. Crianças precisam de rotina. Se você não estipular certos padrões, elas vão ficar acordadas até muito tarde. Perceba que quando elas tem hábitos bem regrados, elas conseguem adormecer com maior facilidade e no dia seguinte, acordam mais bem dispostas. Muitas vezes a criança sem rotina acaba ficando muito cansada. Esse cansaço em excesso muitas vezes não a deixa relaxar no momento em que deve adormecer.
6 – Escolha uma data de início – se você decidiu adotar algum método específico para ajudar seu filho a dormir, (colocar ele para dormir no próprio quarto dele), escolha o momento mais adequado. Nada perto de eventuais viagens, festas, chegada de um novo bebê. 
7 – Definir a cena – ambiente confortável e seguro é fundamental para que você também esteja calma para ajudar seu filho nessa batalha. Preste atenção especial no berço ou cama em que ele vai dormir. Veja dicas de um quarto seguro neste post.
8 – Coloque o bebê acordado na cama ou no berço –  por muito tempo eu fazia a Raquel dormir no meu colo e depois a colocava na cama. Já com Samuel, ele odiava dormir no colo. Era colocar no berço para ele despertar totalmente. Tente ensinar ao bebê a dormir sem estar no colo. Mostre que você está perto e que ele está seguro e em um local gostoso. 

9 – Mova uma cadeira – Muitos especialistas recomendam que você coloque o bebê ainda acordado no berço. E que coloque uma cadeira ao lado da cama dele. O bebê vai ver que você está perto dele. Conforme os dias forem passando vá afastando sua cadeira da cama das crianças. Aqui em casa, saímos da cama compartilhada e passamos os dois para o quarto deles. Comecei dormindo no colchão, depois numa cadeira, em pé do lado da cama. 

10 – Fique segura – A coisa que acho mais difícil no processo de uma rotina de sono tranquila é se manter firme. Pois na maioria das vezes o filho acorda, chora, dorme, acorda e quando vemos estamos cansadas e acabamos levando eles novamente para nossa cama. Ficamos com medo que ele esteja sofrendo ou que não durma bem longe de nós. Ele precisa entender que o quarto dele é um lugar bom e que você estará sempre por perto. 
11 – Não Copie – Muitas vezes ficamos angustiadas pensando em como fazer a criança dormir bem. Decidimos que o fato de dormir bem está aliado ao dormir sozinha no quarto dela. E acabamos adotando métodos que não tem nada a ver com a nossa realidade. Se você está tranquila com a cama compartilhada, aproveite!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

5 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

5 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

1 ano ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago