O sono de um filho é também o sono de uma mãe.
Antes de virar mãe sempre ouvia o seguinte conselho “Aproveita para dormir agora” ou “Você nunca mais vai dormir”. Hoje com dois filhos pequenos eu falo com propriedade: Durmam muito antes de ter filhos!
Pode ser que com outras famílias a história seja diferente. Já ouvi muitas amigas dizerem que os filhos dormem a noite inteira. Mas aqui em casa não é assim.
A diferença de idade entre meus filhos é relativamente pequena. Entre Raquel e Samuel são 2 anos e 5 meses de diferença. Raquel antes do irmão chegar dormia quase a noite toda sozinha, na caminha dela. Acordava lá pelas 5 da madrugada e ia para nossa cama e dormia novamente. Eram noites felizes, visto que a gente conseguia dormir umas 6 horas seguidas.
Samuel nasceu e o sono de toda família virou uma bagunça. No começo ele acordava de 3 em 3 horas para mamar. Normal para bebês. Depois, lá pelos 4 meses ele passou a acordar uma única vez. Eu já estava super satisfeita achando que logo ele dormiria a noite toda.
Mas filho é sempre uma caixinha de surpresas.
Voltei a trabalhar quando Samuel tinha 8 meses (veja aqui) e introduzi a fórmula como complemento e então o nosso sono virou uma bagunça geral. Nosso bebê começou a acordar de 7 a 10 vezes na noite. Ninguém dormia em casa. (Conto mais aqui)
Depois que Samuel fez a cirurgia de adenoide as noites de sono pareciam que iriam entrar nos eixos. Samuel passou a acordar apenas 2 vezes a noite. E essa mudança foi maravilhosa…
Hoje ele ainda acorda durante a noite. Todas as noites. E eu também.
Confesso que não dormir tem feito muito mal para ele e para mim. Minha saúde neste ano está bem ruim. Vira e mexe fico doente. Pego um resfriado atrás do outro. Tenho certeza que a baixa imunidade tem forte relação com a falta de uma noite de sono bem dormida.
Mãe precisa dormir! Precisa recompor suas energias. Mãe precisa estar forte para conseguir cuidar bem dos filhos.
Mas como fazer se o bebê acorda e é você mãe que precisa cuidar dele? O revezamento com outro cuidador é uma ótima alternativa. Aqui em casa a gente até tenta, mas o bebê só quer ficar comigo. Só se acalma quando eu fico com ele.
Outra forma de recarregar as energias e estar bem para cuidar do bebê é dormir durante o dia. Quando estou em casa nos finais de semana meu marido fica com os pequenos quando eles acordam para que eu durma um pouco mais. No horário do soninho das crianças a tarde, eu deito junto e durmo também (nos finais de semana). Durante a semana não tem jeito. Vou driblando o sono com muito café.
O fato é que mãe precisa estar bem. O sono da mãe é fundamental para a sua própria saúde e também para a saúde dos seus queridos filhos!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…