Desenvolvimento

Situações Inusitadas do Processo do Desfralde

O processo do desfralde é um assunto tenso para muitas mães. Ele é cheio de etapas que precisam ser seguidas com calma e sem muita expectativa para não atropelar o processo e nem vir causar algum tipo de dano ou trauma na criança.

Como assim Kely? Que dano o desfralde pode causar para o meu bebê?

Geralmente, nós pais, acabamos colocando um pouco de pressão no processo de desfralde dos filhos. Eu já contei aqui, que comecei a desfraldar a Raquel muito cedo. Eu tinha acabado de descobrir que estava grávida de Samuel e por algum motivo, achei que era melhor ela não usar fraldas quando o irmão chegasse.

Foi o pior momento para começar! Ela estava num processo super bacana, mas quando o irmãozinho chegou, voltamos algumas etapas para trás.

Veja detalhes do desfralde da Raquel

Agora estou na fase do desfralde do Samuel. E posso garantir que a saída das fraldas para menino tem sido bem diferente! No caso do pequeno ele mesmo começou a pedir para sair da fralda, pois via a irmão indo ao banheiro e queria fazer o mesmo. Ele começou com 2 anos e tem feito grandes evoluções. Tem usado muito menos fraldas, mais quando saímos ou para dormir a noite.

Mas como eu disse acima, você vai precisar ter uma boa dose de paciência, pois situações inusitadas, engraçadas e as vezes catastróficas irão ocorrer. E cabe a você, a mãe, figura adulta da história se controlar para não assustar a criança ou inibir algo que está acontecendo com naturalidade.

  • Ele vai fazer xixi no chão! Ele pode estar do lado do vaso, você pode ter acabado de perguntar se ele queria fazer xixi, mas é justamente o chão o lugar que ele vai escolher.
  • Ele vai fazer xixi no sofá, na cadeira, no cadeirão, no seu colo. E Você não deve brigar, deve respirar fundo e falar com calma, doçura e firmeza que ele deve fazer xixi no banheiro.

  • Ele vai querer sentar na privada igual a você! E acredite, ele não vai aceitar o redutor que você coloca no vaso para maior segurança dele. Ele simplesmente vai imitar exatamente o que você faz, porém, ele vai afundar algumas vezes para dentro da privada e você vai ter que estar de olho para prestar auxílio e socorrer seu filho.
  • Ele vai fazer cocô no chão também!
  • Vai fazer cocô nas calças e muitas vezes você vai pensar em jogar a roupa fora, tamanho o trabalho executado por um bebê tão pequeno!!!
  • Ele vai colocar a mão no lixo do banheiro. De novo ele vai imitar você! Vai querer se limpar e jogar o papel na lixeira. Só que ele além de jogar o papel dentro do lixo, faz questão de encostar no que já está dentro do cesto.
  • Ele vai amar o cocô dele! Vai olhar, vai dar tchau, vai contar para todo mundo o seu grande feito!
  • O menino vai demorar par entender que deve fazer xixi em pé! Não se preocupe, aos poucos ele vai fazer a transição do sentado para o fazer em pé!
  • Você vai precisar ter muitas mudas de roupa. Muitas vezes quando ele te avisa que queria fazer xixi, ele já fez!

  • Você vai se perguntar como o xixi sumiu milagrosamente do chão. Talvez você descubra mais tarde quando for pegar uma toalha ou pano de prato (afff)
  • Eles vão achar que a poça de xixi é na verdade uma poça de água para pular.

Fique tranquila, pois logo essa fase passa e você vai perceber que tudo passou muito rápido!

9 Erros Comuns do Desfralde

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago