Reflexões sobre maternidade

As 10 Coisas Mais Poderosas que Você Pode Dizer para os Seus Filhos

Conversa eficaz ajuda os pais a criar um duradouro e significativo relacionamento com os seus filhos. Estas 10 poderosas demonstrações podem ajudá-lo a começar o seu caminho.

Por Paul Axtell

O Pew Research Center (Centro de Pesquisa, localizado em Washington DC) mostrou recentemente aos pais em toda a América uma lista de 10 habilidades, fazendo a pergunta: “Qual dessas habilidades é a mais importante para uma criança chegar à frente no mundo de hoje?” O vencedor, de longe, foi a comunicação. Na verdade, não só foi escolhido como o mais importante; mas também ultrapassou nossos tradicionais favoritos, como leitura, escrita, trabalho em equipe e da lógica.

Talvez isso não seja surpreendente, dado o nosso mundo super conectado. No entanto, os pais muitas vezes não percebem o quão importante papel eles realmente exercem em desenvolver e cultivar essa habilidade. Em meu livro, “Dez coisas poderosas a dizer a seus filhos: Criando o relacionamento que você quer com as pessoas mais importantes na sua vida,” saliento que a conversa eficaz – o que você diz, como você diz, quando você diz – é uma das únicas ferramentas que os pais têm na criação de relacionamentos duradouros e significativos com seus filhos.

Como o pai de dois filhos adultos e avô de treze, eu sei que os pais devem estar conscientes do que eles dizem e como dizem. Os comentários negativos muitas vezes pode moldar uma conversa de uma forma que não percebemos e é importante estarmos cientes disso. Suas palavras e conversas criam a sua realidade, seu futuro e seus relacionamentos. O que você fala – ou não fala – define seu relacionamento. As conversas preliminares que cercam seus filhos são suas conversas, tanto diretamente com eles ou com os outros. E essas são as conversas que você tem o poder de mudar.

E você pode começar usando a minha lista das 10 coisas mais poderosas que você pode dizer a seus filhos:

  1. Eu gosto de você.

Esta é uma declaração diferente de “eu te amo.” Esta declaração diz: “Eu gosto de quem você é como pessoa.” Use os dois.

  1. Você é um aprendiz rápido.

A aprendizagem é natural. As crianças pequenas são surpreendentes no que fazem. Aprender é brincadeira para eles. O que você diz a eles agora influencia a forma como eles se relacionam com a aprendizagem mais tarde na vida, quando ela pode ser mais difícil ou frustrante.

  1. Obrigado.

Simples cortesias são um sinal de respeito. Habilidades sociais são fundamentais na vida, e a melhor formação para o carinho e respeito começam cedo.

  1. Que tal nós concordarmos em…

Trata-se de estabelecer alguns acordos básicos que definem o cenário para como você trabalha em conjunto no seio da família. Obtendo esses acordos ajudamos a evitar problemas comuns e fornecemos um quadro no qual podemos resolver problemas quando eles surgem.

 

Foto – Paula Soares Fotografia

  1. Conte-me mais.

Este é um pedido para os seus filhos compartilharem seus pensamentos, sentimentos e ideias com você. Envolve também aprender a ouvir, o que é sempre um dom porque sinaliza que você se importa.

  1. Vamos ler.

Ler para seus filhos traz muitos benefícios. Isso ajuda-os a desenvolver habilidades necessárias para o sucesso na vida. Ele enriquece o seu relacionamento e infunde um amor de aprendizagem. E os livros fornecem uma porta de entrada para o mundo: pessoas, lugares e ideias.

  1. Todos nós cometemos erros.

Problemas acontecem. Ninguém é perfeito. Lidar com os problemas e aprender com os erros são habilidades vitais. Quando você tem um momento em que não vive de acordo com seus próprios padrões, é uma oportunidade de mostrar a seus filhos como assumir a responsabilidade por erros e seguir em frente. As crianças podem se culpar por não cumprirem suas expectativas ou não serem perfeitos. Dando-se um pouco de espaço a eles é um presente para vocês dois.

  1. Eu sinto muito.

É algo que você pode aprender a dizer. Melhor ainda, aprender a pensar antes de dizer algo que mais tarde pode exigir um pedido de desculpas.

  1. O que você acha?

Pedir uma participação e dar às crianças a oportunidade de fazer parte de conversas familiares lhes permite aprender a exercitar suas habilidades de tomada de decisão e começar a assumir a responsabilidade por suas escolhas. Expressando o que você pensa e pedir o que você quer são habilidades fundamentais que servirão para os seus filhos ao longo das suas vidas.

  1. Sim.

Por mais que eu ache que o “não” ainda é uma opção viável, por demasiadas vezes os pais são “um ‘não’ à espera de acontecer”. Se você criar um padrão de “sim” em sua família, você vai descobrir que “não” não precisa ser dito tão frequentemente como você pensa.

Tradução Via: parenting

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago