Conversa eficaz ajuda os pais a criar um duradouro e significativo relacionamento com os seus filhos. Estas 10 poderosas demonstrações podem ajudá-lo a começar o seu caminho.
Por Paul Axtell
O Pew Research Center (Centro de Pesquisa, localizado em Washington DC) mostrou recentemente aos pais em toda a América uma lista de 10 habilidades, fazendo a pergunta: “Qual dessas habilidades é a mais importante para uma criança chegar à frente no mundo de hoje?” O vencedor, de longe, foi a comunicação. Na verdade, não só foi escolhido como o mais importante; mas também ultrapassou nossos tradicionais favoritos, como leitura, escrita, trabalho em equipe e da lógica.
Talvez isso não seja surpreendente, dado o nosso mundo super conectado. No entanto, os pais muitas vezes não percebem o quão importante papel eles realmente exercem em desenvolver e cultivar essa habilidade. Em meu livro, “Dez coisas poderosas a dizer a seus filhos: Criando o relacionamento que você quer com as pessoas mais importantes na sua vida,” saliento que a conversa eficaz – o que você diz, como você diz, quando você diz – é uma das únicas ferramentas que os pais têm na criação de relacionamentos duradouros e significativos com seus filhos.
Como o pai de dois filhos adultos e avô de treze, eu sei que os pais devem estar conscientes do que eles dizem e como dizem. Os comentários negativos muitas vezes pode moldar uma conversa de uma forma que não percebemos e é importante estarmos cientes disso. Suas palavras e conversas criam a sua realidade, seu futuro e seus relacionamentos. O que você fala – ou não fala – define seu relacionamento. As conversas preliminares que cercam seus filhos são suas conversas, tanto diretamente com eles ou com os outros. E essas são as conversas que você tem o poder de mudar.
E você pode começar usando a minha lista das 10 coisas mais poderosas que você pode dizer a seus filhos:
Esta é uma declaração diferente de “eu te amo.” Esta declaração diz: “Eu gosto de quem você é como pessoa.” Use os dois.
A aprendizagem é natural. As crianças pequenas são surpreendentes no que fazem. Aprender é brincadeira para eles. O que você diz a eles agora influencia a forma como eles se relacionam com a aprendizagem mais tarde na vida, quando ela pode ser mais difícil ou frustrante.
Simples cortesias são um sinal de respeito. Habilidades sociais são fundamentais na vida, e a melhor formação para o carinho e respeito começam cedo.
Trata-se de estabelecer alguns acordos básicos que definem o cenário para como você trabalha em conjunto no seio da família. Obtendo esses acordos ajudamos a evitar problemas comuns e fornecemos um quadro no qual podemos resolver problemas quando eles surgem.
Este é um pedido para os seus filhos compartilharem seus pensamentos, sentimentos e ideias com você. Envolve também aprender a ouvir, o que é sempre um dom porque sinaliza que você se importa.
Ler para seus filhos traz muitos benefícios. Isso ajuda-os a desenvolver habilidades necessárias para o sucesso na vida. Ele enriquece o seu relacionamento e infunde um amor de aprendizagem. E os livros fornecem uma porta de entrada para o mundo: pessoas, lugares e ideias.
Problemas acontecem. Ninguém é perfeito. Lidar com os problemas e aprender com os erros são habilidades vitais. Quando você tem um momento em que não vive de acordo com seus próprios padrões, é uma oportunidade de mostrar a seus filhos como assumir a responsabilidade por erros e seguir em frente. As crianças podem se culpar por não cumprirem suas expectativas ou não serem perfeitos. Dando-se um pouco de espaço a eles é um presente para vocês dois.
É algo que você pode aprender a dizer. Melhor ainda, aprender a pensar antes de dizer algo que mais tarde pode exigir um pedido de desculpas.
Pedir uma participação e dar às crianças a oportunidade de fazer parte de conversas familiares lhes permite aprender a exercitar suas habilidades de tomada de decisão e começar a assumir a responsabilidade por suas escolhas. Expressando o que você pensa e pedir o que você quer são habilidades fundamentais que servirão para os seus filhos ao longo das suas vidas.
Por mais que eu ache que o “não” ainda é uma opção viável, por demasiadas vezes os pais são “um ‘não’ à espera de acontecer”. Se você criar um padrão de “sim” em sua família, você vai descobrir que “não” não precisa ser dito tão frequentemente como você pensa.
Tradução Via: parenting
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…