Ensine seu filho a respeitar as pessoas! Mostre para ele que a dignidade não tem nada a ver com a questão da escolha de uma profissão!
Fiquei pasma quando li diversas matérias na internet sobre a tal festa promovida por uma instituição de ensino renomada no Brasil. A festa programada por uma equipe pedagógica foi intitulada de “E se Nada Der certo“, evento no qual os alunos foram fantasiados com roupas de profissões que eles consideram inferiores.
O assunto é muito complexo e polêmico. Sou arte educadora e sei que quando planejamos qualquer tipo de atividade curricular precisamos prever o que exatamente queremos alcançar com elas. Para mim, uma escola, não pode de forma alguma propor uma atividade deste gênero!
Preconceito embutido dentro da escola é crime! Você não pode insinuar que profissões como as de um gari, faxineira, zelador, atendentes, ambulantes e tantas outras sejam colocadas no roll de inferiores são menores ou menos dignas.
Minha filha diversas vezes me pergunta “Mamãe, posso ser isso ou aquilo” e a resposta que nós sempre damos para ela é “VOCÊ PODE SER O QUE VOCÊ QUISER”!
Claro que alunos de 16 ou 17 anos já tem a capacidade de saber o que é correto e o que não é! Pais de adolescentes tem a capacidade de instruir seus filhos. Cabe a nós pais e mães mostrar aos nossos filhos o que é correto e o que não é. Se a escola dos meus filhos propõe este tipo de atividade “integradora”, segundo a instituição que realizou a atividade, eu como mãe devo no mínimo ficar preocupada.
Eu quero que meus filhos cresçam sabendo respeitar o outro. Quero que eles entendam que não devem de forma alguma desmerecer nenhum tipo de profissão. Respeito vem de casa e no caso da instituição de ensino também. E se a escola que eu escolho para meu filho estudar vai contra a minha filosofia de vida, eu devo ao menos repensar se fiz a escolha certa ao escolher que meu filho estude ali.
Para mim a atitude instigada pela escola é preconceituosa e muito infeliz. Escola é um lugar social em que nossas crianças aprendem a viver em sociedade de maneira mais harmônica possível. É na escola que nossos filhos podem aprender a conviver com as diferenças e assim respeitar as escolhas de cada um. E é por isso que escolas não devem nunca ser propagadoras de atos como a tal festa “se nada der certo”!
Eu vou ensinar aos meus filhos que “se nada Der certo” eu estarei sempre ao lado deles… que “se nada der certo” eles podem recomeçar do zero e fazer novas escolhas e principalmente “se nada der certo” sejam felizes e respeitem os outros em primeiro lugar!
Leia Também:
Caro Zezé, Mães Não Fazem Filhos Sozinhas
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…