Saúde do Bebê

Utilidade Materna – Refluxo em Bebês e Crianças

Quando Raquel tinha semanas, desconfiamos que ela pudesse ter refluxo. No caso dela era alergia alimentar.

Muitas mães enviam perguntas sobre refluxo e fomos conversar com o Dr. Fábio Ancona que é especialista em nutrição infantil. Ele nos respondeu muitas questões sobre o assunto!

O que é refluxo?

Dr. Fábio Ancona – O refluxo gastroesofágico é a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago. Nesse caso, ele pode chegar ou não à boca e à faringe. Já a regurgitação é a passagem do conteúdo gástrico para a faringe e a boca com exteriorização para fora. Ou seja, a regurgitação significa que o refluxo foi visível, enquanto que o refluxo pode não ser identificado.

Como eu sei que o meu bebê está com refluxo?

Dr. Fábio Ancona – O refluxo em si não é um problema, pois a criança ainda está desenvolvendo os mecanismos que seguram os alimentos ingeridos. O problema está com o agravamento dessa situação. A doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é quando esse refluxo se torna constante e passa a prejudicar a criança. É a condição na qual ocorrem sintomas incômodos e/ou complicações, como irritabilidade, rejeição a alimentação e dificuldade no ganho de peso, acompanhados muitas vezes, de choro intenso e inconsolável. Existe uma irritação da mucosa do esôfago que traz desconforto à criança e que pode até chegar a sangramento.

 

Quais os cuidados que devo ter com o bebê que tem refluxo? E os cuidados com as crianças com a doença do Refluxo Gastroesofágico?

Dr. Fábio Ancona – A condição que mais previne o aparecimento do refluxo é a prática do aleitamento materno que deve ser estimulada sempre, se possível de modo exclusivo até os seis meses de idade. Quando a criança tem refluxo deve-se ter cuidado antes de colocá-la de volta ao berço, mantendo-a em posição vertical, no colo, por trinta minutos. Se persistir o problema recomenda-se, desde que o aleitamento materno já esteja interrompido, o uso de fórmulas anti-refluxo, que são espessadas com amido ou goma de alfarroba. Existem fórmulas que tem os dois espessantes, com excelentes resultados. As medicações disponíveis para o tratamento da DRGE são consideradas menos eficientes do que a alimentação adequada e a necessidade de correção cirúrgica é muito rara.

 

Refluxo pode ser provocado por algum tipo de alergia alimentar?

Dr. Fábio Ancona – Uma das causas de refluxo é a alergia à proteína do leite de vaca – APLV, situação que deve ser pesquisada quando o refluxo é importante e persistente.

 

Como eu posso identificar o refluxo do meu filho?

Sempre que ele tenha regurgitarão visível e persistente ou fique irritado e desconfortável após as mamadas deve-se pensar neste problema e conversar com o pediatra.

 

Tem tratamento para o refluxo? E para a doença do Refluxo Gastroesofágico?

Dr. Fábio Ancona – Crianças nessas condições precisam de fórmulas lácteas especiais, desenvolvidas para atender às necessidades nutricionais. Órgãos internacionais, como a American Academy of Pediatrics, preconizam fórmulas espessadas, que apresentam grande eficácia contra antirregurgitação e antirefluxo, como a primeira linha de tratamento. Esses produtos utilizam vários tipos de espessantes, como amido de tapioca e goma de alfarroba. Os pais e pediatras devem avaliar aquela que melhor se adequa à criança. É preciso se atentar para a digestibilidade da fórmula.  O uso de dois espessantes também é um diferencial positivo no tratamento desses pequenos pacientes. As fórmulas disponíveis têm perfil energético, proteico e lipídico indicados para proporcionar bom crescimento e desenvolvimento, devendo conter a quantidade adequada de gorduras (ácidos linoleico e α-linolênico) para o bom desenvolvimento cerebral e visual da criança.

 

Há risco de vida para o meu bebê?

Dr. Fábio Ancona – A DRGE traz consequências negativas para o crescimento porém não coloca, em si, a vida da criança em risco.

 

Meu bebê vai ter refluxo para sempre?

Dr. Fábio Ancona – O refluxo é dependente da falta de amadurecimento dos mecanismos da digestão e tende a desaparecer com a idade. Após o início da alimentação pastosa, aos seis meses, a tendência a desaparecer.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago