Onde há crianças, há queixas sobre a escola – grandes e pequenas. Como um pai, estas queixas pode ser desanimadoras, e você pode sentir-se impotente diante delas. Mas relaxe, e fique sabendo de uma coisa: Elas são totalmente normais. E você não é impotente. Confira essas estratégias para combater queixas comuns sobre a escola.
“É muito difícil”
Quando seu filho diz que a escola é muito difícil, levará algum tempo conversando com ele para descobrir a fonte de sua frustração. Se o seu filho é mais velho, ele pode ser capaz de apontar para um assunto específico. Nesse caso, você ou outro membro da família pode ser capaz de ajudar o seu filho com a lição de casa desafiadora dessa matéria, respondendo às perguntas do seu filho. Ou, convidar um outro colega de classe para estudarem juntos, ou encontrar um tutor que poderia ajudar a preencher essas lacunas.
Se o seu filho é mais novo, ela pode não ser capaz de articular exatamente o que está errado. A solicitação de uma reunião para falar com o professor do seu filho pode ser extremamente útil e vocês podem ir trabalhando em conjunto. Em qualquer caso, mostrar ao seu filho como dividir as tarefas mais difíceis em partes mais manejáveis pode diminuir sua frustração.
“Eu não gosto do meu professor”
Se o seu filho se queixa de não gostar de sua professora, peça para que lhe explique o porquê. É a quantidade de trabalho que o professor atribui, ou como o professor fala e interage com os colegas? Se é sobre a lição de casa, você pode precisar ter uma conversa com seu filho sobre como ele nem sempre vai gostar de cada coisa que é requerido na escola.
No entanto, se o problema é mais pessoal – imprudente ou até mesmo comportamento desrespeitoso para com o seu filho – considere falar com o professor ou um administrador da escola. Aproxime-se do professor, pedindo para que diga o seu ponto de vista para que vocês possam então tentar chegar a um resultado que os dois conheçam.
“Estou entediado”
Junto com a dificuldade, cada aluno pode experimentar pelo menos um pouco de tédio em algum momento na escola. Uma maneira de responder a esta reclamação é verificando o equilíbrio da vida escolar do seu filho. Será que ele ou ela está gastando muito (talvez demais) tempo em atividades acadêmicas sozinho, ou misturando-se com seus colegas para atividades extracurriculares e passatempos? Se assim for, você pode sugerir maneiras de ajudar seu filho a gerenciar melhor esse tempo, deixando que ele ou ela sabe escola é importante, mas não a única coisa importante na vida.
Da mesma forma, se o tédio for menor, incentive seu filho a criar uma lista de gratidão – registrando coisas interessantes que aconteceram durante o dia e coisas que ele aprendeu. Isso pode ajudar o seu filho a sustentar um olhar positivo e realístico sobre a escola. Por fim, os estudantes podem estar entediados porque o conceito usado em classe é muito fácil para eles.
“Estou muito cansado pela manhã”
Se o seu filho simplesmente não quer sair da cama pela manhã para ir à escola, reflita sobre os seus hábitos de acordar e ir dormir. Ele está dormindo o suficiente? Ele tem tempo suficiente de manhã para se arrumar, sem se sentir apressado? Ele é capaz de tomar um café da manhã balanceado?
Planejar ou ajustar suas rotinas para que almoços e roupas sejam escolhidas e colocadas na mochila na noite anterior. Considere também dar ao seu filho algumas responsabilidades que deveriam ser feitas na parte da manhã.
Acima de tudo, é importante identificar exatamente o que é que realmente está incomodando seu filho sobre a escola e descobrir se é realmente isso o que ele estava reclamando. E não se esqueçam de usar os outros recursos, tais como conselheiros escolares. professores, adultos confiáveis na escola.
Via: http://www.parents.com/kids/education/complaints-kids-have-about-school-and-how-to-combat-them/
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…